sexta-feira, 5 de março de 2010

White chowder, delícia canadense


Impossível andar pela costa nordeste dos Estados Unidos e leste do Canadá sem experimentar o clam chowder, a sopa de mariscos que os primeiros imigrantes conceberam na chegada ao país, utilizando a experiência que tinham da cozinha com adaptação de algumas técnicas indígenas. Graça trouxe a receita quando retornou de uma temporada em Halifax, em meados de 2004. Dali algumas semanas fomos para o fogão e o resultado foi um delicioso White chowder de vieiras e mexilhões, uma das tantas variações que o tempo se encarregou de fazer da sopa original. Foi publicada em Paladar em setembro de 2004: http://bit.ly/aQwzJq.
Cai muito bem como nosso prato do dia abrindo esse fim de semana.



White chowder de vieiras e mexilhões

Ingredientes:

1 kg de mexilhões ou mariscos vivos
500 g de vieiras frescas ou já descongeladas
¼ de xícara de vinho branco
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de batatas em cubinhos
1 xícara de alho-poró picado (partes branca e verde somente)
¾ de xícara de cebola picada
¾ de xícara de aipo (salsão) picado
2 colheres (sopa) de curry suave
¼ xícara de farinha de trigo
¼ de colher (chá) de sal
2 xícaras de leite integral
2 xícaras de creme de leite fresco
1 lata de milho verde escorrido
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado

Modo de fazer:

Escove bem as cascas dos mariscos, removendo as "barbas" externas. Descarte os que não fecharem as cascas quando tocados. Ponha todos em uma grande panela de ferro, junte o vinho e ½ xícara de água. Cubra e cozinhe em fogo médio, mexendo uma vez, por cerca de 8 minutos. Retire os mariscos com uma escumadeira, descarte os que não estiverem abertos e reserve o líquido. Deixe esfriar. Remova os moluscos da concha e reserve-os em uma tigela (isso pode ser feito com antecedência de até 24 horas).
Na mesma panela, aqueça a manteiga em fogo médio e refogue batatas, alho-poró, cebolas e aipo por cerca de 5 minutos. Adicione o curry e refogue por mais 2 minutos. Junte a farinha e o sal e cozinhe por mais 1 minuto.
Acrescente o leite e o creme, misture bem, baixe o fogo e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até engrossar e as batatas estarem tenras - cerca de 20 minutos. Junte o líquido dos mariscos reservado e o milho verde e cozinhe por mais 5 minutos.
Enquanto isso, em uma grande frigideira antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio e doure as vieiras em torno de 1 minuto de cada lado. Junte-as ao chowder, acrescente os mariscos, aqueça e salpique por cima o coentro picado.

Rendimento: 6 a 8 porções.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário