quarta-feira, 10 de março de 2010

Coelho, o prato do dia


Lidar com coelho é difícil. Não que as pessoas não gostem, boa parte delas se compadece com o bichinho (embora não faça o mesmo com os frágeis cordeirinhos, franguinhos, peixinhos...) e resiste a experimentá-los. Mas, cá entre nós, é uma carne muito saborosa, saudável, que tem por aqui muito menos espaço do que deveria. Ainda mais se comparando com o consumo lá de fora.
E 2008, numa coluna em que o tema era "tomilho"( bit.ly/c8x0CO), surgiu a oportunidade de Paladar publicar essa receita de Coelho na cerveja com frutas secas, na qual as pequenas folhas da erva têm papel importante . Os pedaços de coelho primeiro são dourados e depois cozidos na cerveja, em fogo baixo. O detalhe da receita é a utilização de guanciale (um toicinho da barriga do porco) como gordura básica para o início da execução – dá um sabor muito especial.
É o nosso prato do dia de hoje.

Coelho na cerveja com frutas secas

Ingredientes:

1 coelho grande (1,5kg a 2kg) cortado em pedaços
150 g de guanciale
150 g de cebola branca
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
500 ml de cerveja branca
125 g de damasco seco
125 g de ameixa preta
2 folhas de louro
2 ramos de tomilho
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Modo de fazer:

Corte o guanciale e a cebola em pedaços grandes.
Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela grande. Refogue o guanciale e as cebolas durante 4 minutos e retire-os em seguida.
Ponha os pedaços de coelho na panela, deixando dourar cada lado por uns 3 minutos. Tempere com sal e pimenta.
Ponha novamente o guanciale e a cebola na panela e junte a cerveja e as ervas. Misture bem, cubra a panela e deixe cozinhar por 30 minutos, em fogo baixo, mexendo freqüentemente. Junte as frutas secas e cozinhe por mais 35 minutos, continuando a mexer, até que os pedaços de coelho estejam quase como que caramelizados.
Sirva bem quente.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário