domingo, 14 de março de 2010

Canela de cordeiro no jantar em família


Estávamos namorando havia um tempo. Aqueles stincos estavam irresistíveis e irem para a panela seria apenas uma questão de oportunidade. Que chegou nesse sábado, com a confirmação de que filho e nora jantariam em casa. Stinco é como os italianos denominam a canela do bicho. Para os ingleses, shank; para os franceses, jarret. Que também pode ser confundido com o ossobuco, embora o corte seja diferente. A peça vem inteira e assim deve ser feita e chegar à mesa.



Noite de muito calor, por isso o vinho já foi se refrescar devidamente, para estar no ponto na hora de ser aberto. Tempranillo vai bem com cordeiro, não vai? Melhor ainda quando o molho é encorpado e com personalidade, como esse que decidimos fazer, com um leve toque agridoce da ameixa preta. Fomos pesquisar na Espanha e encontramos a equilibrada combinação de 40% tempranillo com 40% merlot e 20% cabernet sauvignon, tudo para dar certo: Javier Asensio, um belo Navarra 2005, irreparável.











Para a entrada, nada de sofisticação, mas o simples e saboroso. Uma salada de folhas com cubinhos de mussarela de búfala, tomates e nozes. Temperada com azeite de oliva, aceto e o rosado Sal do Himalaia moído na hora. 

Aí veio o prato principal, Canela de cordeiro ao vinho tinto, com ervas e frutas secas. Depois de selados no azeite de oliva, os stincos vão para o forno com o molho que tem o básico de cebolas, cenouras e salsão, mais tomate, ervas (manjericão e tomilho), vinho tinto e ameixas pretas picadas. Confira a receita abaixo, foi de se comer ajoelhado.



Canela de cordeiro ao vinho tinto, com ervas e frutas secas

Ingredientes:

½ xícara de farinha de trigo
6 canelas de cordeiro
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cenouras, finamente picadas
1 cebola, finamente picada
1 talo de salsão, finamente picado
3 colheres (sopa) de manjericão picado
2 colheres (sopa) de tomilho picado
4 dentes de alho picados
2 xícaras de caldo de galinha
2 xícaras de vinho tinto
250 g de ameixas pretas sem sementes, picadas
200 g de purê de tomate
3 colheres (sopa) de extrato de tomate

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Ponha a farinha em uma tigela rasa e passe a carne por elas, recobrindo em todos os pontos. Tempere com sal e pimenta.
Em uma grande panela de ferro sobre fogo médio-alto aqueça 2 colheres de azeite. Junte três peças de carneiro e depois as outras três e doure cada uma de todos os lados, por cerca de 8 minutos. Transfira as peças para uma assadeira.
Reduza a chama para fogo médio e despeje as duas colheres restantes de azeite na panela. Adicione a cenoura, a cebola, o salsão, o manjericão e o tomilho e refogue, mexendo ocasionalmente, até que os vegetais estejam tenros – de 6 a 8 minutos. Acrescente o alho e cozinhe por mais 1 minuto.
Misture o caldo de galinha, o vinho, as ameixas, o purê e o extrato de tomate com o refogado da panela. Cozinhe em fogo baixo com alguns minutos de fervura e despeje, a seguir, sobre a carne na assadeira. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 2 horas, até que a carne esteja bem macia, começando a soltar do osso.
Transfira o cordeiro para um prato de servir e cubra-o com o papel-alumínio. Remova a gordura da superfície do molho que se formou na forma. Ponha o molho em uma panela e leve ao fogo médio para reduzir até a metade – cerca de 20 minutos. Verifique e corrija o tempero e despeje o molho sobre a carne.
Sirva acompanhado de couscous com ervas, que pode ser feito seguindo as instruções da embalagem (1 ½ xícara), adicionando 1 colher (sopa) de hortelã fresca picada, 2 colheres (sopa) de salsinha picada e misturando bem com um garfo.

Rendimento: 6 porções.

Para sobremesa, um sabor bem caseiro, que certamente puxa para a infância de cada um: Torta de limão. Aquela que vem sobre uma base de massa crocante, tem uma camada bem doce de limão com leite condensado e uma cobertura de suspiro dourado ao forno. Tudo de bom. 



Torta de limão    

Massa:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
2 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar

Amasse a manteiga com o açúcar e as gemas, acrescentando aos poucos a farinha sem sovar, misturando levemente. Forre a forma da torta. Leve ao forno para assar até que fique levemente dourada.

Recheio:

1 lata de leite condensado
2 gemas
Suco de dois limões
Misture todos os ingredientes e despeje sobre a massa já assada.

Suspiro:

4 claras
8 a 10 colheres (sopa) de açúcar
Bata as claras em neve, acrescentando aos poucos o açúcar até a consistência de suspiro. Ponha em cima do creme de limão e leve ao forno, em fogo bem baixo, apenas para dourar as claras por cerca de 40 minutos.

Retire do forno, espera esfriar e leve à geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 10 pedaços.

Nada poderia ter sido melhor para a noite do sábado. É ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário