sábado, 13 de março de 2010

Codornas no prato do dia

A combinação entre ingredientes doces e salgados sempre foi muito polêmica. Há quem não admita qualquer sinal agridoce em um prato – "doce é na sobremesa", costumam dizer. Mas a maioria aprecia, principalmente quando a combinação é delicada e não agressiva. Como essas Codornas ao molho de maracujá, que ilustraram a coluna Paladar "Frutas na panela" lá em tempos idos, maio de 2004 (http://bit.ly/9mEuka) e agora chegam para o nosso Prato do Dia desse sábado.
Bom proveito.


Codornas ao molho de maracujá

Ingredientes:

6 codornas
½ xícara de azeite de oliva
300 g de cogumelos brancos (de Paris)
1 cebola grande ralada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pão francês amanhecido
40 g de toucinho
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
1 colher (sopa) de maisena
1 xícara de água
1 colher (sopa) de açúcar
suco de 2 maracujás

Modo de fazer:

Aqueça a manteiga em uma panela e refogue a cebola até que perca a cor. Junte os cogumelos fatiados e refogue até murcharem.
Bata no liquidificador o pão e o toucinho e junte-os ao refogado. Tempere as codornas com sal e pimenta e recheie-as com a mistura, amarrando, a seguir, as pernas com barbante, para que não se abram. Aqueça bem o azeite em outra frigideira e frite as codornas até que estejam douradas em todos os lados.
Embrulhe cada codorna em papel alumínio, ponha-as em uma assadeira e leve ao forno (médio) por 40 minutos.
Em uma panela pequena, misture a água, o açúcar e o suco de maracujá e leve ao fogo por 5 minutos, sem parar de mexer. Ponha o molho no fundo de um prato, com as codornas e arroz branco por cima e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário