terça-feira, 23 de março de 2010

Um spaghetti alle vongole da Confraria do Armazém


A coisa foi meio assim, de última hora. Reunião mensal da Confraria do Armazém e praticamente no momento de iniciar os trabalhos da cozinha o responsável pelo prato principal comunica que teve um problema inesperado e não poderia comparecer ao encontro. Mas os ingredientes selecionados por ele estavam lá, belíssimos vôngoles vindos de Santa Catarina. O que fazer? Isso não seria problema em uma comunidade de tantos gastrônomos e cozinheiros e mão cheia. José Aristides Loureiro decidiu pegar o touro à unha e dali a instantes estava iniciando a preparação de um saborosíssimo Spaghetti alle vongole, com o toque pessoal de uns tomatinhos-cereja que fecharam os sabores do prato em alta. Foi numa reunião em outubro de 2006, que gerou assunto para uma edição da coluna Paladar (http://bit.ly/du8Gk1) dali alguns dias.
Entra muito bem como nosso Prato do Dia de hoje.

Spaghetti alle vongole

Por José Aristides Loureiro, da Confraria do Armazém

Ingredientes:

½ kg de vôngole
500 g de spaghetti
2 cebolas
5 dentes de alho
2 ramos de salsão
1 ramo de manjericão
3 latas de tomate pelado
queijo parmesão
salsinha

Modo de fazer:

Passe o vôngole na manteiga e reserve.
Faça o molho de tomate (refogue a cebola, o alho, o salsão e o manjericão no azeite de oliva e acrescente o tomate, deixando cozinhar por 15 minutos) e acrescente o vôngole.
Deixe cozinhar por mais 15 minutos. Cozinhe o spaghetti ao dente e acrescente ao vôngole. Sirva em seguida, polvilhando com salsinha e queijo parmesão.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário