domingo, 14 de março de 2010

Uma delicada musseline de salmão e camarão


Nada mais delicado que uma musseline. Para entrada em uma refeição leve, então, é uma ótima pedida. Se quer abrir a mesa com a certeza de sucesso, arrisque essa Musseline de salmão e camarão que não tem erro. As carnes de salmão e camarão são processadas junto com a clara de ovo, recebem o creme de leite e a cebola ralada a vão ao forno em banho-maria. E ganham, na hora de servir, um molho cremoso de maionese. A receita está aqui nos arquivos de nosso Laboratório Gastronômico desde 2005, quando foi executada para ilustrar a coluna "Outras ideias do mar", publicada em Paladar, no jornal O Estado do Paraná (http://bit.ly/cz4J6X). Que tal como nosso prato do dia desse domingo?

Musseline de salmão e camarão

Ingredientes:

300 g de filé de salmão sem pele, cortado em cubos
300 g de camarão rosa limpo, cortado em pedaços
2 claras
1 colher (sopa) de cebola ralada
2 xícaras de creme de leite fresco
Sal
½ colher (chá) de cerefólio

Molho:

½ xícara de maionese pronta
½ xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de páprica doce

Folhas de hortelã e physalis para decorar

Modo de fazer:

Num processador, bata bem o camarão e o salmão, até formar uma pasta – cerca de 2 minutos. Junte as claras e bata por mais 1 minuto.
Transfira a pasta para uma tigela, junte os demais ingredientes e misture com um batedor de arame até obter um creme homogêneo. Passe esse creme pela peneira e distribua em formas de 5 cm de diâmetro. Cubra cada forma com papel-manteiga e asse em forno médio, em banho-maria, por 25 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Em uma tigela, misture a maionese, o creme de leite e a páprica, batendo com o batedor de arame até que se forme um composto homogêneo.
Desenforme a musseline no centro de pratos individuais, ponha uma colher de molho ao lado e decore com folhas de hortelã e physalis.

Sirva como entrada.

Rendimento: 6 porções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário