segunda-feira, 22 de março de 2010

Rins grelhados, superando rejeições


Muita gente torce o nariz para os miúdos. Especialmente para os rins, que pouca saída têm em nossa cozinha. Mas esse pessoal não sabe o que está perdendo. Os rins têm sabor muito especial, requer apenas alguns cuidados na limpeza e preparação, mas sempre agradam quando chegam à mesa. Em 2005, para abordar justamente essa diferença entre os que odeiam e os que adoram os miúdos, a coluna Paladar publicou como tema "Miúdos, sem torcer o nariz" (http://bit.ly/bVtfEd), onde estava essa receita de Rins grelhados com molho de mostarda, que se aplica tanto para os rins bovinos quanto de ovinos, que, aliás, são os apresentados na foto.
É o Prato do Dia para começar a semana. Bom apetite!

Rins grelhados com molho de mostarda


Ingredientes:

800 g de rim de vitelo (ou carneiro)
50 ml de óleo de milho
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mostarda em grãos
1 colher (sopa) mostarda
1 colher (chá) de mostarda em pó
1/2 xícara de conhaque
1 xícara de caldo de carne
1 xícara de creme de leite
1 xícara de salsinha picada
1 cálice de vinho do Porto
8 folhas de sálvia picadas
1 dente de alho picado
sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer:

Limpe os rins, retirando a pele os canais e toda a gordura. Grelhe com o óleo de milho até que fiquem dourados. Reserve.
Em uma frigideira, coloque a manteiga e as folhas de sálvia picadas. Acrescente os tipos de mostarda, misture bem, até que forme um molho. Coloque o rim na frigideira e flambe com o conhaque. Acrescente o creme de leite e deixe o molho reduzir. Caso precise diluir um pouco do molho, acrescente o caldo de carne. Acerte o sal. Em seguida fatie o rim (ou abra-os ao meio, se for de carneiro) e sirva junto com o molho.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário