sexta-feira, 12 de março de 2010

Tamboril, um peixe muito especial


Foi na Espanha que experimentei. Em Vigo, com sua incrível gama de maravilhosos pescados nos tantos restaurantes ao alcance da brisa marinha. Lá eles chamam de rape, um peixe de carne bem branca, firme, de sabor agradável que me lembrou de pronto lagosta. Pesquisei e descobri ser o mesmo tamboril dos portugueses, o lotte dos franceses, o monkfish dos ingleses ou rana pescatrice dos italianos.
Na volta ao Brasil descobri tratar-se do desprezado peixe-sapo, que, pela dificuldade de manuseio (cascudo, espinhudo, com pouca carne para seu tamanho), é sempre sobra de fundo de barco, entregue de graça aos auxiliares de pescaria. Importunei tanto meu peixeiro que consegui alguma coisa e logo em seguida tratei de executar algumas receitas que havia colecionado. Isso em 2003, quando a coluna Paladar ainda engatinhava. Numa coluna sobre combinação de comida e bebida (na panela, não no copo), em 2005 (http://bit.ly/bwTFbh), saiu essa receita de Tamboril flambado com açafrão, tendo como inspiração uma receita de cauda de lagosta (a substituição da carne foi perfeita).
Agora já se encontra a carne do tamboril congelada, o que facilita as coisas. É da Fitmare (www.fitmare.com.br), o que facilita as coisas. Aí está, portanto, o nosso prato do dia de hoje.



Tamboril flambado ao açafrão

Ingredientes:

1 cebola média, picada
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebolinha bem picada
600 g de lombo de tamboril
sal
2 colheres (sopa) de conhaque
1 xícara de creme de leite fresco
pistilos de açafrão

Modo de fazer:

Corte o lombo de tamboril e pedaços e ponha em água fria, salgada. Deixe ferver por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, passe por água fria para estancar o cozimento e reserve.
Aqueça a manteiga em uma frigideira e refogue rapidamente a cebola e a salsinha (por aproximadamente 2 minutos). Adicione os pistilos de açafrão, ponha os filés de tamboril sobre a cama de cebolas e tempere com sal. Baixe bem o fogo e refogue por uns 5 minutos. Acrescente o conhaque, aqueça bem e incline a frigideira para permitir que a chama pule para flambar – mexendo bem para propagar a chama por toda a superfície.
Retire os pedaços do peixe com uma escumadeira e reserve. Aumente a chama e reduza o molho à metade. Junte o creme de leite levemente batido, deixe aquecer, ponha os lombos de volta, misturando bem com o molho e sirva.

Rendimento: 2 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário