domingo, 19 de junho de 2011

Lombinho, cogumelos e clafoutis de pêssego. Domingo em casa


Lombo assado com purê de banana-da-terra e chips de alho-poró.
A vontade já vinha de alguns dias: lombo de porco. Você já reparou como não há mais a mesma oferta de outros tempos? Passe num açougue e confira. Quase sempre é congelado, quando tem. Ao contrário do que havia antes, quando era uma das peças de carne mais populares em açougues e supermercados.
Outra coisa: e os que se encontram estão invariavelmente carecas (se é que dá pra se classificar assim), sem a inevitável camada de gordura que faz a diferença ao forno para uma carne tão magra.
Mas, ainda assim fomos à busca. Encontramos uma peça fresca em um supermercado. Sem a camada de gordura, apenas com uma película sobre a carne (não seria o caso de se perguntar por onde andam os verdadeiros lombinhos de porco?), mas, tudo bem, era o que tínhamos para nosso almoço de domingo.
E então, a partir daí, preparamos um belo e saboroso cardápio. Estavam bonitos alguns cogumelos no Mercado Municipal, seria a chance de testarmos uma receita já guardada por aqui, à espera da melhor ocasião. Não havia nem pleurotus nem portobello, mas com os outros três sugeridos pela receita já seria possível cozinhar. E o intrigante seria flambar com cointreau, um toque agridoce inesperado. Mas que deu muito certo, com as raspas sempre aromáticas do limão siciliano.
Ah, sim, lembrando: o alho-poró não fazia parte da receita original, mas como tínhamos à disposição para fazer os chips do prato principal, foi só refogar e compor o prato, que deu ótimo resultado.
Para o prato principal tudo foi feito como a receita determinava. Ficou interessante, mas o lombinho bem que poderia ser mais irrigado. Acrescentamos um purê de banana-da-terra e uma decoração com os chips de alho-poró, o que se faz sem segredo. Basta fatiar rodelas bem finas, fritar por alguns minutos no óleo quente e escorrer sobre papel-toalha.
O vinho foi um syrah argentino que precisou ser decantado, mas abriu e se deu muito bem com o prato.
De sobremesa, uma do repertório de inverno dos franceses: clafoutis. O mais comum é fazer com frutas vermelhas, mas a acidez do pêssego com a crocância dos pistaches chegou a uma boa combinação final.

As receitas desses pratos estão no novo endereço do blog, no site do jornal Gazeta do Povo. Procure clicando aqui.
Cogumelos flambados com cointreau.


Clafoutis de pêssegos com pistaches.


Nenhum comentário:

Postar um comentário