terça-feira, 21 de junho de 2011

Sopa de lentilhas para aquecer no inverno

A substanciosa Sopa de lentilhas do Baalbek agora está no cardápio diário.
Embora não pareça e o calorzinho esteja por aí, acabamos de entrar no inverno. E como já postei dia desses aqui, os restaurantes já começam a apresentar seus cardápios especiais para a estação, com sopas e pratos mais consistentes.
A chef Leila Mansur, cozinha na veia.
Foi o que levou a chef Leila Mansur, do restaurante Baalbek – especializado em cozinha árabe -, a incluir, a partir de hoje, no cardápio normal da casa um dos pratos que só servia sob encomenda e que nos últimos dias passou a estar entre os mais requisitados: a Sopa de lentilha. Mas não é qualquer sopa, a receita da chef contém ainda linguiça calabresa, costela defumada e batatas. O prato é acompanhado por torradas, pão sírio e manteiga.
A sopa custa R$ 42,90 por pessoa e é servida à vontade. 

A comida árabe

Filha de libaneses, Leila Mansur diz ter herdado da mãe o talento para cozinhar. A habilidade na cozinha foi compartilhada com os quatro filhos, sendo que dois a ajudam no dia-a-dia da casa e da cozinha: Guilherme e Leonardo - este também é responsável por receber os clientes no salão.
A chef preza pela qualidade ao servir pratos preparados na hora em que o cliente faz o pedido. Da mesma forma, os ingredientes são comprados diariamente, com porções previamente analisadas para o almoço e jantar. Por isso, não há produtos em grande quantidade na despensa.
Para quem quer experimentar além da sopa e não tem intimidade com a gastronomia árabe Leila recomenda o Mezzè. Trata-se de um menu-degustação composto por 13 porções. São elas: Quibe cru, Labne (coalhada seca), Homus (Pasta de grão de bico), Pasta de berinjela, Tabule, Berinjela árabe, Sfiha de carne, Quibe frito, Kafta, Abobrinha recheada, Charuto de folha de parreira, Charutos de repolho, Arroz com lentilhas, Pão sírio. O Mezzè é individual.
O nome do restaurante presta uma homenagem a cidade de Baalbek - reconhecida como Patrimônio Histórico pela Unesco -, um dos pontos turísticos mais visitados no Líbano.

Restaurante Baalbek
Endereço: Rua Bispo Dom José, 2655 - Seminário
Fone: (41) 3243-2222

Esta nota também está no novo endereço do blog, no site do jornal Gazeta do Povo. Confira outras notas saborosas que lá existem clicando aqui.





Um comentário: