quarta-feira, 8 de junho de 2011

As degustações (A coluna de Paula Labaki)


Hoje quero falar um pouco de algo que tenho vivido nas últimas semanas - logicamente fora tantas coisas que ando fazendo. Essa às vezes tem me tirado o sono: degustações. Sim, estou fazendo um livro de pratos quentes para uma empresa conhecida e, depois de criar as receitas, a etapa seguinte é das degustações.
Preparar os pratos de forma a agradar várias pessoas, tanto visualmente como no paladar, não é o difícil. Mas enquadrar vários produtos nas receitas e fazer com que tudo fique harmonioso é uma arte.
Além do livro, estou também envolvida na chegada de um novo produto ao Brasil e estou assinando o cardápio da primeira degustação (semana que vem já vão saber). Já fiz os pratos para as fotos e na semana que vem faço os pratos para 20 pessoas influentes na gastronomia. Eu diria que isso me deixa feliz e, ao mesmo tempo, ansiosa.
A degustação é algo muito comum no ramo dos buffets e caterings, pois muitos clientes, para escolherem seus cardápios, pedem as degustações. Aqui no Lena Labaki hoje em dia só fazemos degustação para casamentos, festas de 15 anos e eventos com mais de 300 pessoas. Sim, porque uma degustação interrompe toda nossa rotina. Então só fazemos em casos específicos. Mas no caso de produtos e empresas que me contratam pra fazer um catalogo ou livro, é necessário.
Sempre nas degustações quem executa as receitas desde o mise en place até a finalização sou eu, para ter o maior controle de tudo. Isso é mania minha.
Uma vez tive uma passagem bem interessante em uma degustação. Era para um cliente corporativo e a degustação era para dez pessoas (o que já é meio estranho). Muito bem, me pediram uma degustação de oito tipos de finger foods e mais alguns doces. Tudo pronto, cheguei à empresa e me levaram para uma sala toda arrumada e decorada com flores e tal. Arrumei a mesa e neste meio tempo chega uma copeira com taças e bebidas e arruma na sala. Para encurtar a conversa, era aniversario de um diretor e aí aproveitaram a degustação para fazer a festinha do moço. Não preciso dizer que fiquei absolutamente brava e descobri que não haveria evento nenhum na empresa. Mas ok, existe de tudo um pouco no mundo.
A degustação que mais gosto de fazer é para livros, porque normalmente fui eu quem criou a receita e ai posso dar asas à imaginação, que é o que gosto mesmo.
Outra coisa que tem acompanhado as degustações são as fichas técnicas, que ultimamente tenho feito aos baldes. E olha que não é meu forte fazer. Estou pensando em enriquecer  as minhas fichas com meus desenhos dos pratos. Acho que vai ficar bacana e fácil para a montagem.

Expectativa e ansiedade

Na segunda-feira próxima sai a premiação da revista Prazeres da Mesa e estarei lá. Quero desde já agradecer o carinho e saibam que estar lá já é para mim um prêmio. Ganhar será um detalhe.
Na semana que vem também será o lançamento do produto que esta chegando e aí falamos sobre ele em breve aqui.

Paula Labaki


twitter@lenalabaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário