quinta-feira, 9 de junho de 2011

Grande prova de vinhos portugueses no Castelo do Batel


Marcelo Copello, palestrante de hoje.
Os especialistas portugueses elegeram a uva Touriga Nacional para ser o “abre-alas” das suas castas. Conhecido por sua diversidade com mais de 300 tipos de uvas, Portugal tem, entre as principais castas, as tintas Aragonês/Tinta Roriz, Trincadeira, Baga e Castelão. Já entre as brancas, Alvarinho, Arinto, Fernão Pires, Encruzado e Moscatel. Todos esses sabores estarão à mostra para o curitibano hoje, no Castelo do Batel, durante as degustações dos Vinhos de Portugal promovidas pela ViniPortugal - abertura às 16h para profissionais e às 18h para o público. O encerramento será às 21h.
No Brasil os vinhos portugueses ocupam o terceiro lugar na lista de vinhos estrangeiros mais consumidos no País, com crescimento de 43% do valor de importação em 2010, em relação ao ano anterior. Portugal é um país de cozinha muito rica, daí a tradição na produção de vinhos estar ligada à gastronomia. Os vinhos portugueses harmonizam na perfeição com qualquer cozinha internacional.
Com vinhos de mais de 50 produtores de diversas regiões portuguesas, esta será uma boa oportunidade para se conhecer mais sobre a variedade da bebida, além de degustar as últimas novidades lusitanas. O evento é voltado para sommeliers, jornalistas especializados, formadores de opinião e consumidores. O público ainda poderá participar da palestra “Top 10 Touriga Nacional de Portugal”, ministrada pelo especialista do país, Marcelo Copello, às 18h.

A bandeira portuguesa

Durante as provas promovidas pela ViniPortugal, estarão expostos os onze vinhos produzidos com a uva, escolhidos durante um concurso internacional, presidido pela Master of Wine Jancis Robinson, que aconteceu no final do ano passado, na cidade do Porto. São eles: Inquieto Touriga Nacional (Douro Prime), Quinta da Pedra Alta Touriga Nacional (Vinhos Quinta da Pedra Alta), Pedra Cancela Touriga Nacional (LusoVini - Brand Builders), Alfaraz Touriga Nacional (Henrique Uva / Herdade da Mingorra), Herdade São Miguel Touriga Nacional (Casa Agrícola Alexandre Relvas Lda), Churchill's Estates Touriga Nacional (Churchill’s), Quinta do Vallado Touriga Nacional (Quinta do Vallado Sociedade Agrícola), Encontro Touriga Nacional (Quinta do Encontro), Quinta do Cardo Touriga Nacional (Quinta da Romeira de Cima), Munda Touriga Nacional (Quinta do Mondego - Fontes da Cunha) e Marquês dos Vales - Grace TN (Quinta dos Vales Agricultura e Turismo). Dois deles tiveram a mesma pontuação entre os melhores.

A ViniPortugal

A ViniPortugal é uma associação interprofissional que tem como objetivo a promoção dos vinhos, aguardentes e vinagres portugueses no mercado interno e em mercados internacionais. Atua nos seguintes mercados: Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Reino Unido e Países Nórdicos.

Castelo de Batel
Avenida do Batel, 1.323 – Batel

Nenhum comentário:

Postar um comentário