sábado, 28 de maio de 2011

Uma vitória portuguesa na noite às cegas do Cenacolo


O Carpaccio Primavera, um dos pratos da noite.
Uma noite muito divertida. E saborosa. É sempre assim quando ocorrem as degustações às cegas promovidas pelo Cenacolo Restaurante & Eventos, com assessoria direta do sommelier Valdo dos Santos, proprietário do Empório Manfré, que funciona no Mercado Municipal, oferecendo alguns belos vinhos e outros produtos importados.
Tradicionalmente o Cenacolo promove o wine dinner mensal na última semana do mês. Na maioria das vezes, jantar harmonizado com os pratos preparados pelo chef Luciovaldo dos Santos e os vinhos escolhidos pelo quase xará. De vez em quando a coisa pega e acontece a degustação às cegas, uma espécie de campeonato entre alguns dos vinhos mais expressivos disponíveis no mercado, das mais variadas procedências.
O vencedor.
Ontem havia uma razão a mais ainda para justificar uma noite especial: a comemoração dos oito anos da casa, o que mereceu uma seleção de vinhos bem interessantes para a disputa direta. Aí, foram para a disputa:
Angelica Zapata Cabernet franc 2005—Argentina; Luigi Bosca Reserva Malbec 2008—Argentina; Bordeaux Chateau Canteloup 2007—França; Quinta dos Poços Reserva 2005—Portugal; Primitivo Antonini Ceresa 2009—Itália; Barons de Rothschild Reserva Carmenere 2008—Chile; Arbucala Barrica 2007—Espanha e Encierra 2006—Chile.
Garrafas envoltas em papel-alumínio, os vinhos foram às mesas dois a dois, para a disputa direta de olfato, paladar e outros atributos. Os presentes escolhiam o melhor e o derrotado era desvendado e saía da disputa. Curiosamente, o primeiro que caiu foi o Bordeaux Chateau Canteloup 2007, que, teoricamente, estaria entre os favoritos da noite.
Como em um torneio, os quatro vencedores voltaram para disputar a semifinal e daí a final, vencida por um adorável vinho português, o Quinta dos Poços Reserva 2005, um vinho do Douro com aroma fino lembrando a fruta madura, mais sutis
notas de café. Foi medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2010, tem 14,5% de graduação alcoólica e é importado pela Ana Import, chegando ao consumidor por R$ 75.

No intervalo das provas do vinhos, o jantar foi servido, abrindo com um Carpaccio Primavera (carpaccio, rúcula e tomates-cereja ao perfume de balsâmico e alho-poró), seguido de Risotto frutti di mare ( Risotto picante com frutos do mar), Conchiglioni ai 4 formaggi (conchiglioni recheado com quatro queijos, servido com rúcula, sobre molho rosé e gratinado) e Filetto funghi (mignon ao molho funghi, acompanhado de batata rösti). Como sobremesa, escoltado por uma taça de moscatel, Crepe doce de leite crocante (crepe recheado com doce de leite crocante e sorvete de creme).
Uma bela noite, muito agradável e lúdica, principalmente pela curiosidade de todos os presentes, tentando adivinhar qual poderia ser aquele vinho em questão, num exercício muito interessante de concentração e atenção. E o português vencedor é realmente um vinho acima das expectativas, ideal para o brinde de comemoração do aniversário do Cenacolo Restaurante & Eventos.

Avenida Desembargador Hugo Simas, 1873 – Jardim Schaffer / Vista Alegre
Fone: (41) 3015-0010

Nenhum comentário:

Postar um comentário