sábado, 21 de maio de 2011

Um carinho especial do chef Tarciso Lopes


Postas de bacalhau grelhadas com polenta branca na manteiga e alho negro tostado.
Tem coisa melhor do que ser paparicado? Quem não gosta de um tratamento diferenciado, de chamego, de um toque de carinho?
Em restaurantes também é assim. Bacana é chegar em qualquer um deles e ser honrado com a deferência do chef com algum mimo, um complemento especial ou, melhor ainda, com o melhor prato da casa naquele momento.
Tenho a sorte de contar com bons amigos entre os melhores chefes de cozinha por aqui. E nada mais dá prazer do que jogar a sorte de seu paladar aos caprichos desses experts da cozinha. Celso Freire tem muito disso. O que vocês querem comer? – costuma perguntar antes de espalhar carinho e soltar a inspiração conforme as pistas oferecidas. E já nos proporcionou incríveis momentos de prazer. Também é assim com Alexandre Vicki, Paulino da Costa, Junior Durski, Geraldine Miraglia, Eva dos Santos... só pra citar os que me ocorreram agora.
E Tarciso Lopes, claro. Foi dele a motivação para puxar esse assunto. Já fazia algum tempo que devia uma visita à Trattoria Boulevard, onde ele comanda a cozinha desde o último março.
Tarciso brilha já há algum tempo em Curitiba. Desde que, pelas mãos de Claude Troisgros, pilotou as panelas do Restaurante Casablanca, de curta duração, mas com a marca de um dos mais importantes do registro gastronômico da cidade.
Pois então chegamos, consultamos o cardápio e de repente apareceu o chef, anfitrião de primeira, sorriso escancarado, abraço apertado. Nessas horas costumo me entregar à inspiração do cozinheiro. Tinha até uma sugestão do dia no cardápio, mas ousei perguntar: o que sugere? Quando a resposta foi peixe ou alguma variação, veio o troco na hora: vou preparar um bacalhau, posta alta, pode aguardar que vale a pena.
Salada Pecorino.
Valeu mesmo. Enquanto Tarciso Lopes lidava na cozinha pedimos uma Salada Pecorino, do cardápio regular da casa, com muitas folhas, lascas de queijo pecorino e de castanhas-do-pará. Um chardonnay para aguardar o prato principal e tudo bem.
E aí chegou a estrela da noite: Postas de bacalhau grelhadas com polenta branca na manteiga e alho negro tostado. Uma incrível combinação que só experimentando para constatar que dá certo. A polenta supermacia pela manteiga e os dentes de alho negro, crocantes por fora e macios por dentro, dando um toque agridoce na combinação de sabores.
Clafoutis de amêndoas com goiabada e sorvete de mascarpone.
Para sobremesa pedimos um Clafoutis de amêndoas com goiabada e sorvete de mascarpone, obra da chef patissiére Tatiana Bittencourt. Clafoutis, de uma forma geral, é a combinação ao forno do creme de ovos com frutas vermelhas. Tatiana trocou por lascas de amêndoas e um fundo de goiabada em creme. Melhor impossível para o fim de uma refeição prazerosa.


Trattoria Boulevard
Rua Voluntários da Pátria, 539 – Centro
Fone: (41) 3023-8244.

Nenhum comentário:

Postar um comentário