domingo, 22 de maio de 2011

Linguado maltês, tão simples quanto saboroso


Linguado maltês, a simplicidade de um prato saboroso.
Estávamos cobrando de nós mesmos. Com essa correria de viagens pelo menos em duas ocasiões por semana o tempo de sobra ficou praticamente nulo e o máximo que conseguíamos era sair por aí, comendo a comida dos outros (na maioria das vezes muito bem feitas, felizmente).
Pois dessa vez veio a chance de uma reaproximação com as panelas. Sábado inteiro disponível, tempo suficiente para pesquisar ideias de receitas, da montagem de um cardápio equilibrado, da harmonização com um vinho coerente, fatores que, juntos, nos proporcionam muito prazer a cada vez.
Certeza só tínhamos uma: seria peixe. Comecei a fuçar arquivos, sites e nada encontrei que batesse de pronto. Nessas buscas, no entanto, encontrei a sobremesa (que já tinha puxado da internet e estava salva na pasta dos pratos ainda não executados) e na internet a ideia básica para a entrada. Queríamos o prato principal bem simples, sem afetações (tem dias que estamos afetados e daí vamos com tudo) e fui encontrar numa publicação bem antiga das aqui guardadas. Curioso, encontrei a data de publicação: setembro de 1984, tempo em que ainda se escrevia "maltez" e não "maltês", como nos dias de hoje.
Então o cardápio ficou pronto e fomos à luta, ocupando o restante do sábado depois das compras. Começando por um Flan de alho-poró e camarões. A receita original sugeria apenas o creme com o poró, mas achei que poderia ficar um pouco sem graça. Como teria mesmo de comprar peixe para o prato principal, não custou nada garantir uns 200g de camarão para a receita a dois. Ficou bem interessante, com as bordas das lâminas de alho-poró dobradas sobre a massa, quase que formando um pacote. Bela entrada.
Flan de alho-poró e camarões

Ingredientes:

6 talos de alho-poró
300 ml de creme de leite fresco
300 g de camarões médios limpos
2 ovos
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Manteiga para untar

Modo de fazer

Cozinhe os talos de alho-poró em água fervente salgada (ou no vapor) por 5 a 10 minutos, conforme o tamanho. Reserve.
Afervente ligeiramente os camarões e reserve.
Unte 4 ramequins com manteiga. Separe as lâminas externas do alho-poró e preencha com elas as laterais dos ramequins, deixando parte sobrando para cima.
Corte o restante em pedaços pequenos e junte os camarões, os ovos e o creme de leite. Misture bem e tempere com sal e pimenta.
Despeje a mistura dentro dos ramequins, cubra com a parte que sobrou do alho-poró e leve ao forno preaquecido a 160º por 30 minutos, até que a massa esteja consistente.

Rendimento: 4 porções.

Para o prato principal a princípio a escolha seria um robalo (havia uns bem bonitos, o peixeiro me garantia por telefone). Mas chegando à peixaria me impressionei pelos filés de linguado, branquinhos e bem altos, como não via havia algum tempo. Foram os escolhidos. E a receita, então, a mais simples possível. Não sei as razões de se chamar "Linguado maltez" (assim mesmo, na grafia original), mas como Malta é uma ilha do Mediterrâneo e o molho de tomates concassés tem tudo a ver com isso, pode ser que haja alguma referência de origem. De minha parte, pesquisei e nada encontrei. Talvez nos anos 80 encontrasse algo mais incisivo.
Mas, seja como for, foi das mais simples e saborosas receitas de peixe já executadas por aqui. É só o filé de linguado assado sob o molho de tomate (que nem cebola leva). O toque final das lascas de amêndoas torradas é o pulo do gato. O peixe ficou macio e delicado, bem a ver com o vinho escolhido, um PV 2008, Douro, branco.
Linguado maltês

Ingredientes:

½ kg de filé alto de linguado
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
4 tomates sem pele nem sementes, picados
50g de amêndoas em lascas, levemente tostadas

Modo de fazer:

Corte o peixe em 4 pedaços. Tempere com sal e pimenta.
Aqueça o azeite, toste ligeiramente o alho (sem deixar escurecer) e junte os tomates picados, deixando cozinhar até que tenham a consistência de um molho. Corrija o sal, se necessário.
Coloque o peixe em um refratário untado com azeite e regue com o molho de tomate.
Asse em forno moderado (preaquecido a 180º) por 20 ou 30 minutos.
Na hora de servir polvilhe com as amêndoas tostadas.

Rendimento: 2 porções.

Para sobremesa decidimos fazer uma sugestão de pera ao vinho que já estava arquivada por aqui desde o ano passado. O que chamou a atenção foi o toque extra do creme de cassis, que realmente dá uma diferença significativa no sabor final do prato. As frutinhas vermelhas que encontrei no Mercado Municipal foram os mirtilos, frescos e saborosos.
Pera ao vinho tinto e cassis

Ingredientes:

6 peras
1 garrafa de vinho tinto tipo Borgonha
100 ml de creme de cassis
50 g de frutas vermelhas (mirtilo, amora ou framboesa)
100g de açúcar mascavo
1 baga de baunilha
6 grãos de pimenta preta
1 cravo
raspas de cascas de laranja e limão siciliano

Modo de fazer:

Aqueça o vinho, o creme de cassis, o açúcar, a baunilha raspada, as pimentas e o cravo. Junte as cascas e deixe ferver por 5 minutos.
Descasque as peras e conserve as cascas, juntando-as ao vinho aquecido.
Ajeite cuidadosamente as peras na panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos. Deixe as peras na panela até que esfriem. Retire e reserve.
Passe a calda numa peneire e leve novamente ao fogo, deixando reduzir à metade. Desligue o fogo e junte as frutas vermelhas.
Corte as peras em dois, ponha no prato de servir e despeje a calda com as frutinhas por cima.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário