segunda-feira, 18 de abril de 2011

Agora sim, uma panela para o Anacreon


As panelas da Ceraflame, que poderão ser encontradas na Espaço Gourmet.
Nunca fui muito bom nessas de sorteio. Tanto que dificilmente participo de bolões de loteria com prêmio acumulado ou mesmo faço palpites individuais para a Mega Sena. Não me lembro, sinceramente, de ter sido o ganhador de alguma prenda das boas em bingos ou de ouvir meu número cantado como vencedor dessas coisas.
E não é que agora aconteceu?
Suaudeau no fogão, cozinhando e ensinando.
Não bastasse a noite pra lá de especial que tivemos todos os presentes à aula-jantar do chef Laurent Suaudeau, o mais didático de todos os franceses ilustres que chegaram há três décadas para enriquecer a gastronomia brasileira (tanto é que hoje se dedica a ensinar na sua Escola das Artes Culinárias, em São Paulo). Trazido pelo Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, ele esteve nessa segunda-feira (18) em Curitiba, cozinhando e ensinando para alguns poucos privilegiados.
O cardápio foi muito interessante, começando com um Bacalhau fresco com creme ao azeite de limão siciliano e chouriço esfarelado, passando por Medalhão de ballotine de codorna, molho de jaboticaba, creme de ervilha e crouton de champignon e fechando com um Creme de chocolate, crumble de sal guérande e emulsão de cumaru (prometo que em alguns dias posto todas as receitas devidamente ilustradas aqui no blog).
Mas, enquanto Suaudeau cozinhava, o que me chamou a atenção foram as panelas por ele utilizadas e elogiadas. Lembram as francesas famosas, mas são todas da marca catarinense Ceraflame, especializada em cerâmicas refratárias. Vermelhas, belíssimas, compondo o cenário da Cozinha Pomodoro, que entronou ontem o chef francês como seu padrinho. Fiquei namorando aquelas panelas sem saber que, ao término da aula-jantar, haverá o sorteio de uma delas.
E não é que ganhei?
Embora aparente ser pesada, a panela é superleve, pode ir ao forno e passou com galhardia no teste de mudança brusca de temperatura que a própria brigada do chef experimentou: direto do forno para a cuba de gelo.
Já decidi. Vou estrear já nos próximos dias, fazendo a receita de bacalhau que ele nos ensinou. 
Bacalhau fresco com creme ao azeite de limão siciliano e chouriço esfarelado.

2 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Esta nova linha da Ceraflame esta mtooo Boa mesmo!
    Eu estava no jantar e lembro do chef Laurent ter elogiado mto a qualidade delas.

    Fora que elas nao riscam e são atóxicas!100% RESISTENTE A CHOQUES TÉRMICOS!

    Também quero!!!

    ResponderExcluir