quinta-feira, 7 de abril de 2011

França, Japão, Peru e Porto Rico na cozinha do Arragui


Tacos japoneses (as fotos são de Gerson Lima).
Estou curiosíssimo para saber o que será esse Arragui Bistrô Bar que vem por aí. Segundo o texto oficial de apresentação da casa, "uma experiência única da mistura de sabores, da integração das culturas francesa, japonesa, peruana e porto-riquenha em um só lugar. Um local onde se pode apreciar a clássica culinária do país europeu com um belo vinho, ou apenas fazer um happy hour com amigos degustando aperitivos nipo-latinos e boas cervejas".
Sabores integrados das cozinhas francesa, japonesa, peruana e porto-riquenha no que será que pode dar? Seja como for, a iniciativa é dos empresários Armando Fuoco, Raul Carrasquillo e Guilherme Lobo, que estão denominando esse mix de 'bistrobar', ou seja, a união, em um mesmo ambiente, da culinária requintada do bistrô com boas cervejas e aperitivos de um bar. A casa abre suas portas em Curitiba, no bairro Mercês, no próximo dia 14 de abril.
O norte-americano Carrasquillo, um dos sócios, também será um dos responsáveis pela cozinha do novo estabelecimento. Chef de cuisine formado na renomada faculdade francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, ele se especializou em culinária internacional. Nos Estados Unidos, trabalhou ao lado dos chefs Wolgang Puck e Todd English e atualmente é o comandante das cozinhas das casas do Trovatta Risoteria, em Curitiba. E é do Trovatta que deriva mais um sócio e chef do Arragui, Armando Fuoco, que leva para a nova casa sua experiência de anos no mercado gastronômico curitibano.
Coconut shrimp (camarão à milanesa de coco com molho Dijon.

Cardápio eletrônico

Não existe cardápio impresso no Arragui. Tudo está exposto em Ipads, e cada mesa tem o seu. Assim, é possível visualizar as fotos de todas as opções antes de escolher o pedido, que já vai direto para uma central, sem a necessidade de chamar o garçom. As estrelas são os aperitivos, cujos principais ingredientes são os frutos do mar. Os destaques são os Tiraditos, os Tacos japoneses e o Ceviche. Os Tiraditos são preparados a partir de uma combinação peixes crus ao estilo peruano com temperos criativos. Um exemplo pode ser o Tiradito de robalo, que leva molho de limão e azeite trufado. Já o Ceviche, típico prato peruano frio, feito de frutos do mar crus ou pré-cozidos, ganha no Arragui uma receita com Tostones, composta do ceviche de peixe branco servido com uma espécie de "discos" de banana fritos.
Já os Tacos japoneses são aperitivos preparados com a massa wonton, típica do pastel japonês, em formato de taco, com recheios de salmão, atum ou camarão. Entre os aperitivos também estão os Brochetes (espetos), de porco e mignon, além das saladas.
Entre as receitas do bistrô francês, as opções variam das carnes brancas e vermelhas aos frutos do mar. A sugestão de destaque é para o Le Canard (coxa e sobrecoxa de pato assadas no vinho, desfiadas e salteadas com massa papardelle).
Le Canard - coxa e sobrecoxa de pato assadas e desfiadas.
Tiradito de salmão.

A casa oferece uma carta de vinhos com 45 rótulos, além de chopp e cervejas importadas.
Portanto, mais uns dias para poder matar a curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário