quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bistrô L’Épicerie, pra deixar a gente feliz


Confit de pato com molho de vinho madeira doce e gratin dauphinois.
Mudar pra quê? O cardápio do L'Épicerie é praticamente o mesmo desde os primeiros tempos, há quatro anos recém-completados. Um peixe que entra aqui, outro que sai, tournedos passando para o cardápio fixo, uma quiche que dá um tempo, mas tudo assim, bem de pouco, pois quem frequenta a casa de Fanie Delatte e Gustavo Alves sabe exatamente o que vai encontrar. E torce para que seja exatamente aquilo.
Bistrô com clima de bistrô, cores de bistrô e um cardápio de poucos pratos, como convém a um bistrô. Nesses anos todos tem sido uma espécie de porto seguro do bom paladar, alternativa sempre certeira para aquele dia em que não se quer errar na pedida. Pela boa a inspirada mão de Gustavo lá na cozinha e pela simpatia de Fanie a nos receber no salão.
Não foi de graça que vieram as conquistas já nesse curto espaço de tempo. Premiação da Vejinha, da Gula e a cobiçada primeira estrela do Guia 4 Rodas nos dois últimos anos. E não é de se duvidar que cheguem à segunda estrela na próxima.
A salada de folhas com queijo de cabra.
Estivemos lá no fim de semana. E saímos com a noite ganha, mais uma vez. Começamos com a salada Cabra – folhas com queijo de cabra quente sobre torradas, tomate seco, ervas e vinagrete.
O tartare de carne com salada e batata palha.
Como primeiro prato, o incomparável sotaque francês do Tartare de boeuf (tem também um de salmão, bem interessante), que é, como se sabe, com variações, a carne crua picada à ponta de faca, temperada com cebolas, alcaparra, salsinha, mostarda, molho inglês, tabasco, sal e gema de ovo e servido com folhas e batata-palha.
Salmão poêlé (grelhado) ao azeite de limão siciliano, com ratattouille
No prato principal, nos dividimos. Veio um Salmão poêlé (grelhado) ao azeite de limão siciliano, acompanhado de ratattouille (acondicionada numa simpática panelinha Le Creuset).
E também um delicioso Confit de canard, com redução de vinho madeira doce e salada frisée. Até então minha melhor referência (incluindo experiências na França) tinha sido um da chef Renata Braune, do paulistano Chef Rouge. Este de agora, do chef Gustavo Alves, arrepiou. Macio por dentro depois de horas e horas de cozimento em baixa temperatura (como se deve), veio crocante por fora, passado na salamandra, com direito até ao barulhinho de se romper a pele. E o agridoce do molho de vinho madeira completou na medida o perfeito sabor do prato. A guarnição dos dois pratos também vem da linha tradicional da cozinha francesa: gratin dauphinois, adoráveis batatas assadas com creme de leite.
Îles flottantes, o fecho da noite em alto estilo.
Depois disso, nada mais recomendável do que fechar a noite com as leves Îles flottantes, os ovos nevados com creme inglês, caramelo e amêndoas tostadas.
Do L'Èpicerie a gente sempre sai feliz. E o que é melhor: não para nesse feriadão, fica aberto direto, todos os dias.

L'Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho
Fone: (41) 3079-1889

Nenhum comentário:

Postar um comentário