quarta-feira, 27 de abril de 2011

Agora é a vez da cebolinha negra (A coluna de Paula Labaki)

Prato elaborado por mim para divulgação na mídia da cebolinha negra: Robalo em manta de cebola negra.

Hoje ia falar sobre os produtos que encontrei no Nordeste. Mas mudei de idéia porque ontem fui ao lançamento de um produto novo com que estou envolvida e que agora já podemos falar sobre ele: uma cebolinha negra.
Sim, uma cebolinha negra que não é igual ao alho negro. Nem no sabor nem no processo, ok?
Há um tempo recebi uma ligação do Sergio Rossi e ele me contou que estava fazendo o alho negro e que tinha uma coisa para me mostrar. Eu que sou "pouco curiosa" falei logo pra ele vir correndo ao Catering.
Foi aí que ele me apresentou a cebolinha negra. Olhei e logo cheirei e coloquei na boca, surpresa. Um sabor que me lembrava um pouco funghi, com uma certa picância e também uma textura deliciosamente suave e macia. Foi amor à primeira mordida!
Sergio escalou a mim e ao Henrique Fogaça, dono do restaurante SAL, aqui de São Paulo, para testarmos e criarmos em cima da cebolinha.
Eu confesso que não foi difícil. Fiz várias, como crocantes, marinadas, geléia, chutney, fiz alguns purês e mesclei com ela, usei em uma manta (com técnica molecular) e a última coisa que fiz foi uma espuma que realmente digo, ficou divina. O que senti é uma versatilidade muito grande no uso e que ela caminha entre o salgado e o doce de forma livre e tranqüila.
Ontem foi o lançamento oficial e em breve começa a comercialização - o jantar ontem foi todo elaborado em cima da cebolinha negra e, confesso, estava muito bom.
Espero que todos tenham como usá-la e depois podemos falar sobre as descobertas e as opiniões. Um produto novo é sempre muito bem-vindo, principalmente quando bem feito, com cuidado e conhecimento. Parabenizo o Sergio pela dedicação que vem tendo e pelo empenho. Seu alho negro também é de primeiríssima qualidade.
Semana que vem venho com os produtos do Nordeste. Isso se no caminho não aparecer algo mais urgente para ser falado.
Paula Labaki

www.lenalabaki.com.br
http://cozinhadalena.blogspot.com/
twitter @lenalabaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário