segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Anéis de lula ao molho de tomatinhos


Mas o domingo não poderia ficar só naquilo. E para depois do trabalho, naquele calor de começo de noite? Havia um vinho alentejano olhando para mim com um desejo de ser consumido. Lembrei-me disso ainda no mercadão. Na peixaria simpatizei com os anéis de lula. Chilenos, é claro, não temos das nossas por enquanto. Mas tudo bem, atraíam. Na banca havia uma japonesa catando todos os tomatinhos possíveis. Achei um desaforo e só para quebrar o embalo dela (talvez seja esse meu lado sádico) reivindiquei alguns para mim, pois já vinha pensando havia um tempo em um molho de tomatinhos para acompanhar lula ou polvo. Aí foi chegar em casa, pôr o branco português Regia Colheita 2006 no balde de gelo e ir para o fogão tratar de um apetitoso jantar. Ficou interessante.



Anéis de lula ao molho de tomatinhos



Ingredientes:



500 g de lulas em anéis

1 cebola roxa picada

200 g de tomates-cereja cortados ao meio

2 ramos de coentro

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino (moída na hora, de preferência)



Modo de fazer:



Aqueça 3 colheres de azeite em uma frigideira e doure metade da cebola picada. Junte os tomatinhos, refogue em fogo alto, tempere com sal e pimenta e em seguida baixe o fogo para apurar o molho por alguns minutos, até que os tomates comecem a se desmanchar ligeiramente.

Enquanto isso, em outra frigideira aqueça o azeite restante, doure a outra metade da cebola picada e, mantendo o fogo alto, refogue os anéis de lula já temperados com sal e pimenta – no máximo por 5 minutos, que é quando as rodelas começam a virar as bordas, para que a lula não fique dura.

Despeje as lulas na frigideira com o molho de tomatinhos, salpique o coentro picado, misture bem e sirva em seguida.



Rendimento: 2 porções.





Nenhum comentário:

Postar um comentário