segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Salada de polvo e cogumelos



No calor do domingo, nada melhor que uma refrescante salada para abrir a refeição.

Polvo sempre vai muito bem, adoro a textura (quando bem feito, é claro) e o sabor. Então ficou decidido que seria assim, a salada e o que viesse depois. Aí lembrei-me de certa vez ter comido na Confraria do Armazém uma Fantasia de polvo, executada pelo Marcus Coelho. Sabia que combinava com alguns cogumelos, mas não me lembrava mais com quais.

A visita ao Mercado Municipal facilitou a escolha. Já no fim da manhã de domingo, poucas opções, mas com Paris e Shimeji daria para o plano. Isso e mais um polvo de 1,2 kg e a garantia de salada para quatro pessoas.

De início, cozinhar o polvo. Na pressão, com uma cebola grande espetada por 1 cravo. Sem água nem nada. Apenas com o líquido que o polvo e a cebola soltam. 12 minutos contados a partir da pressão e pronto. Polvo macio, direto pro vento da janela para esfriar.

Enquanto isso, cogumelos refogados juntos (150 g de cada um, meia caixinha) depois da cebola no azeite de oliva. Uns cinco minutos de fogo, nada mais que isso. E mais o que ir pra janela resfriar.

Feito isso, dois tomates concassés (sem a pele nem sementes), ¼ de cebola picada, algumas folhas de coentro (bem poucas, para não soberpor o sabor) e como achei um restinho de cebolinha verde, também foram algumas rodelinhas.

Sal do Himalaia moído na hora, pimenta do reino idem e muito azeite de oliva na hora de misturar tudo. Daí foi só montar com um aro, rodear por Crema di balsâmico (Basílico), que já vem pronto, da Paganini, decoração final e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário