segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Robalo grelhado com musseline de abóbora e arroz negro



O prato principal do domingo foi um robalo, com base em receita do chef Demian Montecere, do restaurante Térèze, do Rio.

Algumas dificuldades, mas nada comprometedor. O liquidificador não gostou muito da brincadeira de bater toda aquela abóbora assada (a receita original recomendava 30 minutos, mas precisou mais) e rateou um bocado, mas conseguiu chegar ao ponto final (com uma discreta ajudazinha de algumas colheres de água).

Não gostei da foto, acho que ficou meio carregada de coisas, talvez muito amarela por causa da musseline. E os filetes do azeite de gengibre não apareceram direito.

Mas de paladar ficou uma delícia.

Está aí a receita:

Ingredientes:



1 kg de abóbora japonesa

200 g de arroz negro

Sal

100 ml de azeite de oliva extra virgem

50 g de gengibre fresco

4 filés de robalo de 200 g cada

1 grapefruit descascado em gomos

Modo de fazer:

Corte a abóbora com a casca em 2 pedaços. Tempere com sal, leve ao forno e deixe assar durante 50 minutos a 160º. Deixe esfriar, retire a casa e processe a polpa em um liquidificador, batendo até tornar-se um creme.

Esquente o azeite em uma panela. Descasque o gengibre, corte em pedaços e coloque-os na panela do azeite, deixando por algum tempo até que se torne uma infusão.

Passe os filés de robalo (tempere com sal e pimenta do reino) em um frigideira e reserve.

Cozinhe o arroz negro na panela de pressão (da mesma forma como se faz com o arroz integral).

Monte o prato com uma porção de arroz negro, o filé de robalo por cima, o creme de abóbora em volta e os gomos de grapefruit para dedocar. Finalize fazendo filetes com infusão de gengibre.

Rendimento: 4 porções.

2 comentários:

  1. Deve ter ficado bom mesmo. Vou testar em casa. Abraco, Aldo

    ResponderExcluir
  2. Ficou Bem mesmo, mas continuo invocado com a apresentação. Acho que teria de ser um pouco mais leve... mas tudo bem, na próxima a gente acerta tudo.

    ResponderExcluir