domingo, 29 de novembro de 2009

Tem Bourguignon no L’Épicerie



Já estava com saudades do L'Épicerie, um bistrô como poucos e referência da gastronomia francesa em Curitiba. O astral da casa reflete o carinho que a Fannie Delatte lida com as coisas da casa, não de graça agora com a primeira estrela do Guia 4 Rodas. Mais aconchegante, impossível. E na cozinha Gustavo Alves mantém o padrão de qualidade dos pratos que incluiu no cardápio desde os primeiros momentos. Cardápio curto, permitindo que o cliente saiba exatamente o que vai pedir cada vez que lá retorna. De vez em quando, algumas novidades, como Confit de Canard e Tournedos Rossini que eram servidos um na terça e outro na quarta e agora foram incorporados ao menu permanente.

E não é que tem mais uma novidade? Como prato do dia, sugestão do quadro negro, Boeuf Bourguignon - R$ 41,00. Foi o que pedi, claro, novidadeiro que sou. Não sem antes me preparar com um Tartare de carne – R$ 22,00 - (sempre na dimensão exata dos temperos para a carne crua). O Bourguignon estava realmente especial, tenro, mas sem se desmanchar por excesso de cozimento, no prato escoltado por cenouras, batatas cogumelos e cebolas. E com um molho denso de não se desperdiçar (e não sem querer surge uma estratégica cestinha de pães à mesa). Dificilmente deixará de ser incorporado no cardápio, é correto. Para encerrar, as irresistíveis Iles Flottantes, os ovos nevados com creme inglês e caramelos de amêndoas.

Fannie e Gustavo são simpaticíssimos, calorosos e cada vez que vou lá me sinto como se estivesse em família, tamanho o carinho como os clientes são recebidos para se sentirem realmente em casa. E para qualquer momento vem novidade aí, pois o chef está pesquisando para incluir um prato de carneiro no extra do cardápio. Paleta, possivelmente. É de se esperar com muita ansiedade, pois tudo lá é muito bem feito.

Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho. Fone: (41) 3079-1889.

3 comentários:

  1. Oi Xavier, sabe que eu ainda não conheço? Imperdoável... vou lá hora desta...

    ResponderExcluir
  2. Pois acho que deveria conhecer. É realmente muito especial. Vocês vão gostar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Xavier,
    Fazia um bom tempo que eu também não ia lá e estivemos há cerca de 2 semanas. Como sempre, uma delícia. Também pedi o boeuf bourgignone pois gosto de provar os pratos novos, embora o dia não estivesse propício, por causa do calor. Plageando o blog Que Bicho m Mordeu, é uma boa dica para jantar após o filme Julie&Julia.
    abç

    ResponderExcluir