domingo, 8 de novembro de 2009

Cinco sentidos, uma noite muito especial


O chef Tarciso Lopes realmente caprichou na criação do cardápio da "Noite dos cinco sentidos", jantar que promove nas noites de sábado, em seu restaurante Cais da Ribeira, do Pestana Curitiba Hotel.

O cardápio para os sábados de novembro começa com Tímbale de salmão marinado e tabule de quinoa real, salada de ervas e temperos ao vinagrete de limão siciliano, harmonizado com a Cava Don Roman brut.



Como primeiro prato, Risoto de bacalhau Paganini, uma criação do chef em homenagem ao aniversário recém-comemorado do importador Pedro Oliveira, da Porto a Porto e representante no Brasil dos produtos Paganini. O risoto é feito com muito tomate (fresco e pelado), como nos tempos dos avós, acompanhando uma posta de bacalhau grelhada. Para escoltar o prato, Ensaios, de Filipa Pato.




Em seguida, entra em cena o segundo prato, Costeletas de javali sobre redução de laranja e figos, com polenta cremosa e cogumelos frescos, uma interessante combinação de sabores, especialmente no molho, sobrepondo nuanças de laranja e figo. A polenta (na verdade semolina, para dar mais agilidade na confecção) no ponto certo de cremosidade, com o toque dos cogumelos. O vinho? Don Román.



Fechando a noite gastronômica, a sobremesa é Crostata de maçã e gengibre sobre ovos moles ao Porto branco, com o crocante da massa combinando com o toque pícante do gengibre e (o sotaque português do restaurante) o casamento entre os ovos moles e a redução de vinho do Porto branco. No copo, Santa Carolina Late Harvest. Vale a pena, tem todo sábado à noite nesse mês de novembro.

Tarciso Lopes é caprichoso e talentoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário