quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Tamboril? Tem, sim senhor


Quem? Júlio Felix ao telefone. Companheiro da Confraria do Armazém. Queria uma receita com tamboril. Como assim? Tamboril nessa época do ano? Congelado, no Mercadorama do Seminário (esse Mercadorama é um supermercado imprevisível, pois o que tenho perto de casa não serve para nada, nunca tem os produtos que precisamos e ainda por cima faz questão de manter os clientes em filas enoooooormes). Passei algumas das receitas que tenho (espero que tenha dado certo, mas certamente deu, ele é bom cozinheiro) e fui correndo lá verificar os produtos.
Tinha mesmo, não apenas o tamboril, em filés, mas também postas de filhote, o peixe amazônico que fez a cabeça de muitos chefs nesse 2009 que está se encerrando. Dei uma olhada e fugi correndo. Filas, filas e filas, para não perder o costume do supermercado. Mas consegui voltar mais tarde e garantir um pouco de cada, já pensando no que fazer para o fim de semana.
Adoro tamboril. Talvez seja o peixe do mar que mais aprecio. Quase ninguém por aqui ouviu falar. Peixe-sapo alguns do litoral conhecem, mas desprezam. Talvez pela feiúra, talvez por desconhecer o processo de preparação. Tamboril? Pergunte para um português e sinta a reação imediata de água na boca. É um dos principais pescados dos que vão à mesa daquele país. E que ganha outros nomes conforme o idioma, mas está sempre presente na galeria de primeira linha da gastronomia: rape (Espanha), lotte (França) monkfish (Inglaterra e EUA) e rana pescatrice (Itália), só para citar alguns. O tamboril (Lophius gastrophysus) também habita nossos mares. É peixe de águas profundas, que pode ser encontrado no litoral brasileiro entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. E que só é pescado para exportação, pela pouca aceitação (conhecimento) que dele se dá por aqui.
Consigo fresco no inverno, a muito custo, com os Mozer, na peixaria do Mercado Municipal. Mas agora vem a chance de tê-lo também em outras épocas do ano, com seus filés arredondados, praticamente cilíndricos, que lembram a textura da lagosta. Hum, não vejo a hora de preparar e levar um desses para a mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário