domingo, 20 de dezembro de 2009

Costeletas de cordeiro com risoto de brie e pupunha

Domingo solitário, todo o tempo do mundo para decidir o que fazer. Primeiro, uma passadinha na cozinha da Confraria do Armazém, para temperar umas paletinhas de cabrito que serão as estrelas do jantar de amanhã, o último do ano (a entrada, o Pâté de Campagne do Loire, já está pronta, ganhando gosto). Depois, uma visita descompromissada ao Mercado Municipal, já amadurecendo algumas ideias. Sobrou pupunha da entrada feita na véspera no salão de festas do Cristian Toledo (a noite dos Pupilos do Lax). Por que não um risoto, combinando a pupunha com o toque adocicado do queijo brie? Uma carne? Costeletas de cordeiro, nunca tem erro e é sempre facílimo de fazer. Gosto de usar Sal do Himalaia moído na hora, assim como a pimenta-do-reino, claro. Boa chance para abrir aquele Chaminé 2007, o vinho regional alentejano que estava pedindo passagem há algum tempo. Ficou assim, então. Muito bacana e ainda estou sorvendo os goles finais do tal chaminé.


Costeletas de cordeiro com risoto de brie e pupunha



Ingredientes:



Cordeiro

1 carré de cordeiro separado em costeletas

30 ml de azeite de oliva

Sal do Himalaia e pimenta-do-reino moída na hora



Risoto

20 ml de azeite de oliva

7 g de alho socado

10 g de cebola picada

80 g de arroz carnaroli

50 g de palmito pupunha em pedacinhos

80 ml de vinho branco seco

½ litro de caldo de legumes

50 g de queijo brie em pedaços

15 g de manteiga

sal a gosto

pimenta-do-reino (moída na hora)

salsinha picada



Preparo:

Tempere as costeletas de cordeiro com sal do Himalaia e pimenta-do-reino, ambos moídos na hora.

Comece o risoto. Em uma panela aqueça o azeite, doure o alho e a cebola e acrescente o palmito pupunha em pedacinhos. Refogue rapidamente e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Coloque então o arroz e o vinho branco, mexa e deixe reduzir um pouco o vinho e aos poucos vá acrescentando o caldo, mexendo sempre. Quando o arroz estiver al dente acrescente o brie e a manteiga. Salpique com salsinha.

Enquanto faz o risoto, aqueça o azeite numa grelha ou panela de ferro e doure as costeletas rapidamente dos dois lados. Reserve em lugar aquecido.

Monte o prato com o risoto moldado em aro e as costeletas em volta.



Rendimento: 2 porções.





Nenhum comentário:

Postar um comentário