domingo, 14 de novembro de 2010

Simplicidade e qualidade no sabor

O tempo um tanto corrido e o trabalho apertado (em dose dupla), travando os horários livres do fim de semana não permitiram grandes elucubrações na cozinha. Mas, ainda assim, tivemos alguns bons momentos à mesa aqui por essas bandas.
No sábado teria de ser alguma coisa de rápida execução e procuramos alguma opção que aproveitasse algumas folhas do frondoso pé de estragão, que chegou tímido em um vasinho e hoje já se exibe espalhando para todos os lados sob a luz direta que vem da janela. A primeira ideia foi um molho béarnaise, mas como já estava prevista uma picanha para o domingo e o delicado molho francês é complemento ideal para carnes grelhadas, procuramos outra utilização para o estragão.
E por que não com uma massa? Poderia dar certo com manteiga ou creme de leite. Na pesquisa achamos a opção que nos atraiu: Risoni ao molho de estragão. Por coincidência tínhamos risoni na despensa – e nunca tínhamos feito. A receita e os comentários estavam lá no blog Açúcar com canela, onde a autora explica ser uma receita que faz muito sucesso em sua família. Não duvido, é realmente muito leve e saboroso, com o delicado paladar cremoso do queijo. A diferença para a receita original foi que não coamos o alho e as folhas de estragão da manteiga. E ficou muito interessante encontrá-los em um ponto aqui e outro ali do prato. Que foi único, jantar apressado por termos chegado tarde em casa, acompanhado de um delicado pinot noir (um agradável Nieto Senetiner 2010, ótimo custo-benefício). Tão apurado estava, chegando em cima da hora e preparando o prato, que me esqueci de fotografar o rótulo.
Risoni ao molho de estragão


Ingredientes:

2 xícaras de Risoni
500 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de manteiga
3 dentes de alho picados em pedaços grandes
1 punhado de folhas de estragão frescas
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal

Modo de fazer:

Cozinhe a massa de acordo com as instruções do fabricante.
Enquanto isso, prepare o molho. Descasque os dentes de alho, e pique em pedaços grandes. Derreta a manteiga numa frigideira em fogo baixo. Junte o alho e as folhas de estragão. Retire do fogo quando o alho dourar.
Coloque a manteiga aromatizada em uma panela. Junte o creme de leite, o queijo parmesão e o sal. Cozinhe em fogo baixo. Mexa para incorporar o queijo ralado. Desligue quando começar a borbulhar. Prove, e retifique o sal se necessário. Caso deseje, acrescente mais queijo parmesão.
Escorra a massa, e cubra com o molho. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções.

A picanha que escolhemos para o domingo tem uma longa história aqui na família. Foi uma das primeiras receitas que tentamos executar, lá nos primórdios de 30 anos de vida conjugal. Estava num livrão, "O grande livro ilustrado de Cozinha da Abril" e desde sempre nos deixamos cativar pela combinação dos sabores da carne com o tomilho (fresco, também de um vasinho bem regado aqui de casa). A receita original pede "sal de alho", que hoje não sei mais se existe ou onde encontrar, mas que naquela época havia para vender. Não é alho moído nem alho amassado com sal nem torrado nem nada. Era um pozinho branco, um sal com fundo de gosto de alho e vinha em vidro. Nunca mais vi em lugar algum. Agora, para tentar aproximar, soco alho desidratado com pedrinhas de sal do Himalaia. Fica um pouco parecido e serve ao propósito da receita.
Picanha grelhada ao tomilho e sal de alho

Ingredientes:

1 peça pequena de picanha (800g) em um só pedaço
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
1 ramo de tomilho fresco
Sal de alho
Azeite de oliva
3 tomates médios, maduros
8 cogumelos grandes, cortados em fatias

Modo de fazer:

Aqueça o grill (se não tiver, o forno bem quente, mas não fica a mesma coisa).
Com uma faca afiada, faça cortes transversais cruzados dos dois lados da carne e coloque-a numa grelha sobre uma assadeira.
Tempere a carne com sal e pimenta dos dois lados e salpique o sal de alho a gosto. Esfarele as folhas de tomilho e salpique por cima.
Corte os tomates ao meio, pincele-os com o azeite e também com o tempero utilizado na carne. Leve ao grill e asse por 10 minutos ou até começar a dourar a carne.
Vire a carne com uma pinça e arrume em volta as fatias de cogumelo, pincelando-as com azeite e temperando-as também com sal, pimenta, sal de alho e tomilho.
Leve novamente ao grill e asse por mais 5 minutos para o ponto de mal passada.

Rendimento: 4 porções.

Para a sobremesa, decidimos na hora. Tinha um mamão papaia dando sopa na fruteira. Tem cassis no bar, o trabalho seria somente juntar as ideias. Por mais tradicional que seja hoje na mesa do brasileiro (presente praticamente em todos os cardápios), nunca havíamos feito em casa. Na falta de sorvete de creme, fizemos uma variação, apenas batendo no liquidificador o mamão com o creme de leite. Ficou um pouco mais escuro, não tão gelado, mas deu conta da função.

E hoje, infelizmente, sem bebida, pois ainda teremos trabalho pela frente no cair da tarde. Mas que valeu, valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário