domingo, 21 de novembro de 2010

Coelho com zimbro, a estrela do almoço de domingo

Aqui em casa é assim, tudo em porções minimalistas. Somos apenas dois, os filhos já estão criados, cada um em um país diferente e na hora de cozinhar as medidas têm de ser mínimas. Mês passado fizemos um coelho aqui, alguém se lembra? Coelho com sotaque francês. Pois é, mas como só se vende o coelho inteiro, na hora de comprar pedimos pro açougueiro cortar pela metade, ainda congelado, e guardamos a que restou aqui no freezer.
Bateu a vontade de comer coelho novamente – como já disse antes, gostamos muito e fazemos sempre que possível. Tinha lá aquela metade congelada e tudo bem. Um dia na geladeira, descongelando, e aí o prato de hoje. Uma receita que tinha visto há décadas mas nunca deu certo de fazer. Está no "Grande Livro de Receitas da Abril", dos anos 80. Fiz algumas pequenas alterações, incluí os cogumelos porque estavam sobrando na geladeira, aumentei um pouco a quantidade do caldo de carne e partimos pra execução.
Ficou muito macio e saboroso, mas brilhou como única novidade desse almoço de domingo, pois a entrada foi uma variação da experiência de ontem do Tartare de linguado e salmão com alho negro e ovas de capelin (agora com os peixes cortados em cubos um pouco maiores) e a sobremesa também deu bis, o Pudim de tapioca (porque, voltando ao começo da conversa, não há como fazer um quarto de pudim ou algo assim).

Mas deu certo, o coelho ficou delicioso, desmanchando ao toque do garfo, com um molho consistente e de sabor bem acentuado. Ainda mais com um belo crianza espanhol para acompanhar.
E quando menos percebemos, o domingo estava quase indo para a noite. 





Caçarola de coelho com zimbro e cogumelos

Ingredientes

8 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 coelho de cerca de 1,2kg, cortado pelas juntas
½ cebola pequena picada
¼ de xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 xícaras de caldo base escuro (caldo de carne)
10 colheres (sopa) de vinho tinto seco
2 colheres (chá) de folhas de tomilho fresco
2 folhas de louro
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
8 bagas de zimbro, ligeiramente amassadas
1 dente de alho picado
150g de bacon em fatias
150g de cogumelos paris

Modo de fazer:

Aqueça 3 colheres de azeite em uma frigideira grande e refogue os pedaços de coelho até ficarem dourados de todos os lados. Transfira-os para uma caçarola grande.
Na gordura que sobrou da frigideira, refogue a cebola até murchar, junte a farinha e o extrato de tomate e refogue mais um pouco, mexendo sempre. Junte o caldo, o vinho, as ervas, o sal e a pimenta. Adicione as bagas de zimbro e o alho e cozinhe por mais 2 minutos.
Despeje o molho sobre o coelho, tampe a caçarola e cozinhe no forno (160º) por 2h a 2h30.
Enquanto isso, separe as tiras de bacon, corte-as ao meio, enrole-as e enfie-as, duas a duas, em um palito. Leve para grelhar até ficarem crocantes. Retire-as do espeto e reserve.
Aqueça 2 colheres de azeite e refogue os cogumelos inteiros até perderem parte do líquido.
Coloque os enroladinhos de bacon e os cogumelos na caçarola e mantenha no forno, cozinhando por mais 30 minutos.
Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento: 4 a 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário