Dias atrás foi uma massa, tem registro aqui no blog do Spaghetti alla carbonero, com base em receita original do Carlos Bertolazzi, do Zena Café, de São Paulo. Para o lanche de uma dessas tardes saiu uma bruschetta, com alguns tomatinhos secos e o alho negro, rapidamente refogados e colocados sobre o pão italiano tostado com um pouco de manteiga e raspados com um dente de alho comum. Muito bom o resultado, com o contraste entre o adocicado do alho negro e o mais ácido (não eram dos melhores os tomatinhos) dos companheiros.
Bruschetta de alho negro e tomate-cereja. |
Aí veio o estalo. E por que não um patê? Por que não uma terrine, com o alho negro entrando de convidado especial? Adoro terrines e já fiz várias, todas com sucesso – modéstia à parte. Aí fiquei pensando em uma combinação de sabores que não sobrepujasse a delicadeza do alho negro e de pronto eliminei as variações de fígado. Lembrei-me de um "Pâté de campagne" bem básico, lá do interior da França, região do Loire, que tinha de base a mais simples das combinações de carne, frango e porco. Imaginei que o alho negro poderia ter um parceiro para contrastar o sabor sem agredi-lo e veio a ideia da pimenta verde como atriz coadjuvante. E partindo disso surgiu o Pâté de campagne com alho negro e pimenta verde, que deu supercerto e por enquanto é o favorito para abrir o jantar da Confraria.
Querem compartilhar comigo? Vamos lá, então.
Pâté de campagne com alho negro e pimenta verde
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
120g de cogumelos picados
1 dente de alho, picado
¼ de xícara de vinho tipo xerez
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
1 colher (chá) de tomilho fresco
1 pitada de noz-moscada ralada
250g de carne de porco moída
250g de filé de frango moído
120g de toicinho fresco moído
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 ovo
2 colheres (sopa) de pimenta verde
2 cabeças de alho negro
240g de bacon em fatias
Modo de fazer:
Numa panela com capacidade para 3 litros, aqueça o azeite e refogue a cebola, os cogumelos e o alho, até que estejam macios, mexendo regularmente. Adicione o xerez, o sal, a pimenta, o tomilho e a noz-moscada e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire a panela do fogo.
Junte ao refogado a carne de porco, o filé de frango, o toicinho, o pistache, a salsinha, a pimenta verde e o ovo e mexa bem com uma colher de pau, até obter um composto homogêneo.
Forre os fundos e as laterais de uma forma para bolo inglês com as fatias de bacon, sobrepondo-as e deixando cair para fora da forma a parte excedente. Reserve algumas fatias para cobrir a superfície.
Coloque a metade da mistura de carnes na forma, apertando bem sobre as fatias de bacon e sobre a mistura. Ajeite uma camada dos dentes de alho negro, descascados e inteiros e sobreponha o restante da mistura de carnes. Cubra com as fatias reservadas e asse em forno médio por 1h15.
Retire do forno, deixe esfriar, cubra com papel alumínio e leve a geladeira.
Para servir, mergulhe a forma até 5 cm em água quente por 15 segundos e retire. Passe uma espátula entre o patê e as paredes da forma e vire-o em um prato, retirando o excesso de gordura concentrado nas laterais.
Corte em fatias para servir.
Rendimento: 4 a 6 porções.
Q coisa mais linda!! E como deve estra deliciosa essa terrine!!! Congrats e obrigada por patilhar teus tesouros!
ResponderExcluirBeijas!
Li
Valeu Li, fico lisongeado principalmente por vir de você. Até agora deliro com aquela capa da Gosto.
ResponderExcluirE ótimo tê-la aqui.
Realmente a terrine ficou deliciosa.
Produzimos e comercializamos Alho Negro e demais Especiarias com entrega em todo o território nacional:
ResponderExcluirwww.especiariasrossi.com.br
contato@especiariasrossi.com.br
Taí a dica, então. Mais uma opção para quem aprecia o alho negro.
ResponderExcluir