sexta-feira, 7 de maio de 2010

Todo carinho (em sabores) para as mães



A grande maioria ainda prefere comer fora. Família reunida, umas duas horas ou mais de espera para uma mesa (quem mandou não fazer reserva), as crianças incomodadas, correndo entre as mesas ocupadas e um domingo muito agitado para comemorar o Dia das Mães.
Claro que não é assim em toda parte, pois quem reservou com antecedência tem acesso a iguarias incríveis que alguns de nossos chefs curitibanos prepararam para a data especial comemorada nesse domingo. Mas fazer em casa, como homenagem à mãe, também pode ser uma opção interessante. E aí, cá entre nós, há a certeza de que ela apreciará muito mais, vendo os filhos, em grupo, preparando o almoço especial de seu dia.
Pensando assim, guarde outro domingo qualquer do ano para comer fora. E aproveite para fazer uma homenagem à sua mãe, oferecendo um almoço de primeira, irresistível. Ah, sim, e nada de churrasco também - que essa é uma mania do brasileiro nos últimos tempos, como se tudo de encontro familiar se resumisse a uma turma em volta do fogo. Churrasco bem feito é ótimo, congrega, une as pessoas em torno da churrasqueira. Mas Dia das Mães é uma data especial e ela, com certeza, ficaria agradavelmente surpresa se ganhasse de presente uma refeição completa. Charmosa, atraente e bela - como ela mesma deve ser vista. Em último caso - em último caso mesmo - a própria mãe poderia ir para a cozinha. Não teria o mesmo efeito, mas tudo bem.

Mãos à obra

O nosso cardápio especial para o dia tão especial pode ser aberto por uma sugestão que vem da Maialle, produtora das inigualáveis mostardas originais de Dijon. São as Batatas bolinha com mostarda de Dijon Maille, que têm fácil execução e causam um ótimo efeito visual e de paladar já para antecipar o tudo de bom que nossa refeição vai trazer. As pequenas batatas são cozidas e cortadas ao meio e vão ao forno para serem gratinadas com uma cobertura de queijo, leite e mostarda.
O primeiro prato vem de uma proposta da geleia Bonne Maman, no agradável toque agridoce do Camarão com manga e molho de damasco. Com sotaque oriental, pelo molho de peixe thai que combina com a geleia de damasco, o limão e o coentro escoltando as finas tiras de manga madura, a receita acomoda os camarões grelhados sobre essa cama agridoce com perfeita harmonia.
Para quem prefere continuar no peixe, vem da Tabasco® a ideia do Salmão grelhado com Tabasco® suave, rapidíssima e também fácil de executar, com um molho de liquidificador juntando salsinha, manjericão, coentro, suco de limão, azeite de oliva, sal e tabasco verde cobrindo um naco de salmão dourado.
Já os que tendem para a carne, uma irresistível combinação com massa. Receita preparada pela chef Mônica Rangel (do Restaurante Gosto com Gosto-RJ) exclusivamente para a Petybon, o Spaghetti com ragu de linguiça Gosto com Gosto traz alguns ingredientes que só podem ser saboreados na casa de Mônica, em Visconde de Mauá (RJ), como a linguiça de lombo com bacon que produz para consumo de seus clientes. Os que tiverem o privilégio de poderem obter o ingrediente original que se rejubilem. Aos demais, simples mortais, a substituição por uma linguiça de lombo de boa qualidade não chega a ser nenhum sacrilégio. Retira-se a pele da linguiça para fazer a base do molho, que ainda leva bacon, alho, cebola, salsinha e uma indispensável pimenta dedo-de-moça picada (e sem as sementes, para não deixar o prato muito picante). Ah, sim, um toque final de vinho tinto. Aí é só cozinhar a massa e servir.
Mas ainda há os que preferem a carne com "sustância" e não abrem mão. Para estes, a dica pode ser um prato muito interessante, que é servido no Pasárgada Restaurante Rural, em Colombo, e que foi inscrito nessa edição de agora do Festival Brasil Sabor, da Abrasel. Executada pelo chef Nelson Goulart, a Pancetta à Pasárgada parte da pancetta fresca, que é temperada com ervas, enrolada e levada ao forno baixo por até três horas. O resultado não poderia ser melhor.
Duas opções para a sobremesa. A primeira vem da Tirolez Queijos, uma Torta gelada de queijo e chocolate, que precisa ser feita com algumas horas de antecedência, tempo suficiente para gelar. A massa é fácil, feita de biscoito maisena, e o recheio combina creme de ricota e chocolate ao leite, para a finalização com frutas vermelhas na decoração. A outra sugestão também é do repertório da Bonne Maman, desta vez um Brownie de framboesa e avelã, que devem ser servidos em forminhas altas, permitindo acomodar ao fundo a geleia de framboesa misturada com suco e licor de laranja. Em cima, a massa de chocolates, gema e avelãs. Uns minutos de forno e a chegada triunfal dos brownies à mesa (ainda quentes), se possível escoltados por uma bola de sorvete.
Pensa que terminou? Ainda não. Falta o grand finale. Em vez do cafezinho tradicional, que tal um Café com creme de avelã? É uma concepção da Cozinha Sara Lee (Café Pilão), que leva ao liquidificador o café com creme de leite, creme de avelã e licor de laranja, para ser servido quente, em xícaras de café. Melhor arremate, impossível.
Pronto, refeição completa, certamente do agrado de qualquer mãe (e de qualquer um de nós também). Não é de se tentar?
Confira todas as receitas abaixo. Bom apetite!

Batatas bolinha com mostarda de Dijon Maille


Ingredientes:

300 g de batatas bolinha cozidas e cortadas ao meio
Sal
200 g de queijo prato ralado grosso
4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon Original Maille
2 colheres (sopa) de leite integral
Pimenta-do-reino (opcional)
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
Sal grosso para servir

Preparo:

Misture o queijo, a mostarda de Dijon Maille e o leite. Tempere com sal e pimenta e deixe descansar por 15 minutos. Coloque as metades de batata numa assadeira e distribua a mistura de queijo sobre elas. Leve ao forno preaquecido forte (220ºC) até derreter o queijo e dourar levemente. Salpique a cebolinha e sirva sobre o sal grosso.

Rendimento: 6 porções.
Camarão com manga e molho de damasco

Sugestão de receita da Bonne Maman

Ingredientes:

12 camarões grandes
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
1 manga madura cortada em tiras finas
3 colheres (sopa) de geleia Bonne Maman sabor damasco
1 colher (sopa) de folhas de coentro picadas
2 colheres (sopa) de molho de peixe Thai
1 pimenta verde cortada em finas tiras
½ limão espremido
1 nabo (ou cenoura)
Sal marinho

Modo de preparo:

Descasque a manga e corte-a em tiras finas.
Misture a geléia de damasco, o molho de peixe e o limão. Adicione as folhas de coentro e a pimenta. Adicione a manga e depois o sal marinho.
Limpe os camarões, deixando a cauda
Tempere o camarão com sal e pimenta, depois frite com óleo de girassol.
Distribua o creme de manga em quatro pratos, coloque os camarões por cima. Enfeite com nabo (ou cenoura) em cubinhos.

Rendimento: 2 porções.

Bonne Maman
Aurora Fine Brands
SAC: 0800 771 1600

Salmão grelhado com Tabasco® suave

Receita fornecida pela Tabasco

Ingredientes:
900 g de filé de salmão sem pele, cortado em 6 porções
Sal e pimenta-do-reino
1 xícara de folhas de salsinha (medir apertado na xícara)
½ xícara de folhas de manjericão (medir apertado na xícara)
¼ de xícara de folhas de coentro (medir apertado na xícara)
½ colher (sopa) de Tabasco® verde
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de suco de limão
Azeite ou óleo para grelhar o peixe

Preparo:

Em liquidificador, bata a salsa, o manjericão e o coentro com o azeite de oliva, o suco de limão, o sal e o Tabasco.
Tempere o salmão com sal e pimenta do reino e doure em uma frigideira antiaderente até que fique ao ponto.

Rendimento: 6 porções.

Spaghetti com ragu de linguiça Gosto com Gosto

Receita preparada pela chef Mônica Rangel (do Restaurante Gosto com Gosto-RJ) exclusivamente para a Petybon

Ingredientes:
1 embalagem de massa de sêmola de Grano Duro Petybon Spaghetti
250 g de linguiça de lombo com bacon Gosto com Gosto, sem pele e cortado em pedaços pequenos
50 g de bacon magro cortado em cubos pequenos
5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada bem fina
2 pimentas dedo-de-moça picadas e sem semente
¼ xícara (chá) de vinho tinto
½ xícara (chá) de salsinha picada
100 g de queijo gorgonzola picado

Modo de preparo:

Prepare a massa Petybon conforme as instruções da embalagem.
Doure o bacon no azeite e a manteiga quentes. Coloque o alho e a cebola e deixe ficar transparente. Adicione a linguiça e a pimenta e deixe fritar. Junte o vinho e deixe evaporar. Acrescente a salsinha, deixe murchar e retire do fogo.
Escorra a massa, divida em pratos e sirva com o ragu de linguiça polvilhado com o gorgonzola.

Rendimento: 5 porções.

SAC Petybon
Caixa Postal 60049, CEP 05033-970 - São Paulo/SP
Fone: 0800 726 6060
Site: www.petybon.com.br


Pancetta à Pasárgada

Por Nelson Goulart, do Pasárgada Restaurante Rural

Ingredientes:

2,5 kg de pancetta suína inteira fresca e sem pele
200 g de alecrim fresco
100 g de sálvia fresca
100 g de manjericão fresco
50 g de tomilho fresco
1 pimenta dedo-de-moça fresca
10 folhas de louro frescas
Sal a gosto
Barbante de algodão

Preparo:

Apare a pancetta de maneira que fique retangular. Disponha sobre uma tábua de corte com a parte onde estava a pele para baixo e salpique sal a gosto.
Pique a pimenta dedo-de-moça e espalhe por toda a peça. Pique todos os temperos grosseiramente, misture e espalhe uniformemente sobre a superfície da carne. Enrole a peça como se fosse formar um rocambole e amarre com o barbante de algodão a cada 2 cm. Salpique sal a gosto na parte externa.
Coloque no forno ainda frio e programe a temperatura para 140ºC. Após 2 ½ horas aumente a temperatura para 180ºC e deixe por mais 30 minutos.
Retire do forno, corte a carne sempre entre os barbantes e sirva acompanhada de arroz cateto banhado em azeite de oliva e legumes cozidos.

Rendimento: 6 porções.


Pasárgada Restaurante Rural (Colombo-PR)
Rua Orlando Ceccon, 128, São João
Fone: (41) 3656-3249.

Torta gelada de queijo e chocolate

Da Tirolez Queijos

Ingredientes:

Massa
1 embalagem de biscoito tipo maisena (200 g)
½ xícara (chá) de manteiga (100 g)

Recheio
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de água
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g)
2 colheres (sopa) de açúcar
200 g de chocolate ao leite derretido

Frutas de sua preferência (morango, framboesa, amora), para decorar.

Modo de preparo:

Massa
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
Bata no liquidificador o biscoito até obter uma farofa. Coloque em uma tigela, junte a manteiga e amasse até ficar homogêneo.
Espalhe no fundo de uma fôrma desmontável média (24 cm de diâmetro). Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar. Retire e deixe esfriar bem.

Recheio
Amoleça a gelatina na água e dissolva em banho-maria. Reserve.
Em uma tigela, misture o Creme de Ricota Tirolez com o açúcar. Junte o chocolate, a gelatina reservada e misture bem. Coloque sobre e massa fria e leve à geladeira por 3 horas, no mínimo.
Retire a lateral da fôrma com cuidado e coloque em um prato.
Decore com frutas a gosto. Sirva gelada.

Rendimento: 12 porções.

Tirolez Queijos
Fone: 0800-552035
Site: www.tirolez.com.br

Brownie de framboesa e avelã

Sugestão de receita da Bonne Maman


Ingredientes:

65 g manteiga
150 g chocolate ao leite
50 g chocolate amargo
1 colher (sopa) de avelãs picadas
100 g de açúcar cristal
3 ovos grandes, gemas separadas das claras
6 colheres (sopa) de suco de laranja fresco
6 colheres (sopa) de licor sabor laranja
12 colheres (sopa) de geléia Bonne Maman Framboise (framboesa)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC. Unte 6 formas pequenas ou recipientes de cerâmica tipo ramequim.
Parta o chocolate e aqueça-o em banho-maria. Espere que derreta completamente. Coloque a manteiga no chocolate ainda morno e misture. Misture as avelãs picadas.
Em outro recipiente, coloque o açúcar com as gemas e bata bem até engrossar e ficar cremoso.
Mexa a mistura de chocolate até ficar homogênea e então suavemente coloque no creme de açúcar e gemas.
Coloque o suco de laranja e o licor junto com a geleia de framboesa e deposite no fundo de cada forma untada.
Bata as claras até ponto de neve e rapidamente deposite – as na mistura de chocolate. Depois deposite suavemente nos formas sobre a geleia.
Coloque as forminhas numa assadeira fina e adicione um pouco de água ao redor das forminhas. Asse por 20-25min ou até que a superfície suba e fique firme.
O interior dos brownies ficará não muito consistente, com um deliciosa calda de framboesa abaixo. Os brownies ficam deliciosos quando servidos ainda quentes, com uma fina camada de açúcar de confeiteiro polvilhada por cima. Sugestão: servir com uma bola de sorvete de creme.

Rendimento: 6 porções.

Bonne Maman
Aurora Fine Brands
SAC: 0800 771 1600

Café com creme de avelã

Da Cozinha Sara Lee (Café Pilão)

Ingredientes:

1 ½ xícara de Café Pilão
1 xícara de creme de leite fresco
½ xícara de creme de avelã
2 colheres (sopa) de licor de laranja
açúcar a gosto

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o café, o creme de leite, o creme de avelã, o licor de laranja e o açúcar. Passe para uma panela e aqueça bem.
Sirva a seguir em xícaras de café.

Rendimento: 5 porções.

Café Pilão
Alameda Araguaia, 120 - Alphaville (Barueri/SP)
Fone: 0800-707-7442
Site: www.cafepilao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário