quinta-feira, 20 de maio de 2010

Caldo verde e Quinta do Valdoeiro, tudo de bom na noite curitibana


Temperatura baixa, ainda não com jeito de inverno, mas já bem aconchegante. Outono bem consistente, podemos dizer assim. Uma tosse persistente me impediu de ir à degustação dos belíssimos vinhos Brunello de Montalcino. O ar frio da noite não me faria bem – imaginei, contrariado por não poder acompanhar a palestra da Paola Fabretti, da Vinícola Camigliano.
Mas pelo menos tive uma compensação. Ao buscar o vinho português para o Caldo verde que pretendia fazer, cheguei na Porto a Porto em meio a uma palestra da produtora italiana para somelliers dos restaurantes da região de Curitiba. Claro que alguma alma caridosa me viu curioso ali na sala ao lado e me permitiu saborear um delicioso Brunello di Montalcino Camigliano enquanto eu aguardava pelo que tinha ido buscar. Bem, pelo menos tive o gostinho. E que gostinho!
Mas já tinha me decidido ficar em casa, três dias meio baleado não me recomendavam sair pela terceira noite consecutiva (é, agenda eno-gastronômica cheia por aqui). Que tal uma sopa? De cebola ainda fizemos dia desses. Caldo verde, por que não? Ingredientes sempre à mão, batata, cebola, couve... o que se acha na quitanda da esquina. Um paio no açougue ao lado (e por conta uma costelinha defumada) e tudo bem, era só ir pra casa e preparar.
O vinho foi um Quinta do Valdoeiro Syrah 2006 e casou muito bem com o Caldo Verde, esquentando a noite curitibana. Agora, satisfeito e feliz da vida, estou degustando um Madeira 10 anos para fechar a noite.
Tudo de bom!

Caldo verde

Ingredientes:

1 cebola picada
400 g de batata, descascada e cortada em cubos médios
1 litro de água
1 paio de 10 cm cortado em rodelas bem finas
15 folhas grandes de couve, lavadas e cortadas em tiras bem finas
sal
azeite de oliva     

Preparo:

Em uma panela média, aqueça aproximadamente 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola. Quando a cebola começar a dourar, junte as batatas e a água. Deixe no fogo até que as batatas estejam cozidas.
Com uma escumadeira, retire as batatas da água e amasse-as com um garfo ou com um espremedor. Volte as batatas espremidas à panela e leve ao fogo para aquecer. Acerte o sal e, 5 minutos antes de servir, junte à sopa um fio de azeite, as fatias de paio e a couve. Deixe ferver por 2 a 3 minutos, sem tampar a panela (para que a couve permaneça verde). Acerte novamente o sal e sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário