quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tem siri mole no Bar do Victor


Nunca tinha me ligado, confesso minha ignorância. Cansei de comer "Moqueca de siri mole" e outros semelhantes em viagens ao Nordeste e imaginava ser a forma de denominar ou chamar a carne do siri como a conhecemos por aqui. Não era, agora descobri. Soube que o Bar do Victor tinha incluído o "Siri mole" (ou siri novo, como também chamam) em seu cardápio e, curioso como sou, fui conferir. É uma delícia, experiência gastronômica incrível.
O siri mole é o siri azul normal sem a carapaça. É capturado quando troca o revestimento (como a cobra e o lagarto, por exemplo, que trocam o couro inteiro de uma só vez) e aí pode ser consumido inteiro. Mas inteiro mesmo, com as garras e tudo. Na foto, o siri ainda cru, congelado. O que parece ser uma casca é tão macio quanto a carne. 

O Bar do Victor (incluindo o Bistrô do Victor, é claro) por enquanto é o único ponto de Curitiba onde se pode saborear a novidade. Que já é produzida em cativeiro aqui no Sul do Brasil pela empresa catarinense Blueshell Brasil, com sede em Blumenau e criadouros em Rio Grande (RS) e Criciúma (SC). A tecnologia de produção vem dos Estados Unidos e a distribuição até há pouco atingia apenas o mercado catarinense. Agora já consta até que Alex Atala teria provado o produto e feito uma encomenda gigante para incluir em seu cardápio.
No Bar do Victor o siri mole está sendo servido inteiro e uma das opções é frito, à doré


Também pode vir com uma camada de queijo, à romana


Também é servido à milanesa. Com o tempo vai se integrar como ingrediente em alguns dos pratos da casa, conforme a criatividade do chef Massimiliano Morabito (do Bar do Victor) e da chef Eva dos Santos (do Bistrô do Victor).
Para acompanhar a degustação há sempre uma boa opção na carta de vinhos que o Chico Urban organiza com tanto esmero. Dessa vez fomos de rosé, um italiano muito expressivo e de nome sugestivo: "Piano... piano" – Maremana Toscana. Que também serviu de guarda para o fecho da noite, uma Lagosta Catalana. Como assim? Chef italiano e prato espanhol? A explicação é que a inspiração veio de uma salada de origem catalã e que se difundiu nas regiões da Sicília e Calábria a ponto de ter sido adotada como prato local. 

E nada mais se disse, os sabores falaram por si. 



Restaurante Bar do Victor
Rua Lívio Moreira, 284 - São Lourenço
Fone: (41) 3353-1920

Bistrô do Victor
ParkShopping Barigüi, piso G5
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Campina do Siqueira
Fone: (41) 3317-6920
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário