sábado, 27 de fevereiro de 2010

O camarão do Miss Saïgon no prato do dia


Quando inaugurou o Babilônia – a proposta de um ponto de encontro gastronômico 24 horas – o empresário Mássimo Lorenzeti quis dar um toque oriental à casa. Fugindo dos chineses e japoneses que já eram muitos naquele ano de 2005, trouxe a Curitiba os sabores diferenciados do sudeste asiático, do Paquistão à Malásia, passando pela Índia, Nepal, Mianmar, Tailândia e Vietnã, entre outros locais por onde o chef Carlos Jorge Zimerman passou em suas andanças profissionais. Com destaque para o Camarão Miss Saïgon, ao alcance de qualquer um de nós, pobres mortais. Todos os ingredientes listados, aparentemente desconhecidos a quem pouco circulou pela cozinha oriental, podem ser encontrados em loja especializada no Mercado Municipal. Kaffir-lime, por exemplo, são folhas de limão secas bem parecidas com as nossas e podem até ser substituídas. Pudesse eu me meter na receita alheia, trocaria o açúcar mascavo pelo açúcar de coco, ou palm sugar, que também já se encontra por aqui. Mas quem sou eu na ordem do dia? O prato é divino e fácil de fazer. E agora entra no nosso cardápio, como prato do dia desse sábado. 



Camarão Miss Saïgon

Por Carlos Jorge Zimmermann, ex-chef do Miss Saïgon

Ingredientes:

500 g de camarões graúdos brancos, bem limpos, inteiros, com ou sem o rabo
350 ml de leite de coco
150 ml de água
2 caules de capim-limão (só a parte branca, finamente picada)
5 folhas de kaffir-lime
2 colheres (sopa) de concentrado de tamarindo
1 colher (chá) de açúcar mascavo
2 pimentas dedo-de-moça picadas ou fatiadas (ou pimenta caiena)
1 colher (chá) de molho de peixe (näm bplah)
30 g de coco ralado, torrado no forno, até escurecer
cascas de 2 laranjas raspadas ou descascadas em tiras finas
1 colher (chá) de cúrcuma

Modo de fazer:

Misture o leite de coco e a água e leve ao fogo médio até ferver. Junte então o capim-limão, as folhas de kaffir-lime e a pimenta vermelha. Cozinhe em fogo baixo por uns 8 minutos.
Adicione o tamarindo, o molho de peixe (ou sal), cúrcuma e açúcar mascavo. Cozinhe por mais uns 8 minutos.
Coloque os camarões e cozinhe até ficarem cor-de-rosa e macios. Mais ou menos 5 a 7 minutos. Engrosse o caldo, se desejar.
Sirva polvilhado com coco torrado e raspas de casca de laranja, acompanhado de arroz branco aromatizado e cozido no vapor.

Rendimento: 3 a 4 porções.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário