quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Jambalaia de Siri (o prato do dia)


Estava pensando nisso havia um tempo. Registrar aqui alguns dos caminhos percorridos desde as primeiras inserções gastronômicas na internet. A coluna Paladar nasceu no fim de 2002 e encorpou-se em 2003 no site http://www.parana-online.com.br/ (do jornal O Estado do Paraná) – sim, bem antes do caderno homônimo do Estadão -, para ganhar posteriormente o espaço impresso e crescer nesses anos todos de encontro permanente com os leitores, trocando sabores e experiências.
Nesses quase oito anos de estrada rolou de tudo por aqui, desde receitas tradicionais e outras mais ousadas, juntando experiências próprias com criações de alguns dos mais importantes chefs da gastronomia brasileira, colaboradores eventuais da coluna, que a cada semana sugere um tema para girar em torno de ingredientes e receitas.
Iremos assim, portanto, de agora em diante: repassando aqui uma receita por dia (ou pelo menos tentar chegar no máximo a isso). Começando com um clássico de nossa família a cada temporada de verão na Praia de Ingleses, em Florianópolis, a Jambalaia de siri. Originalmente veio numa revista Cláudia dos anos 80, mas passou por adaptações, reequilíbrio de ingredientes e chegou a esse ponto de agora. É muito saborosa, fácil de fazer e garantia de uma ótima refeição.
A cada publicação vou tentar relacionar com a época e o tema publicado na ocasião. A jambalaia é de setembro de 2003 e (como dá para notar) havia na época alguns, digamos, tropeços fotográficos que o tempo se encarregou de corrigir. Nada comprometedor, porém.
Vamos lá, então, ao nosso Prato do Dia:


Jambalaia de siri

Ingredientes:

8 fatias de bacon
1 xícara de cebola picada
1 xícara de salsão picado
½ xícara de pimentão verde picado
½ xícara de pimentão vermelho picado
1,2 kg de tomates descascados e picados
2 xícaras de arroz
750 g de carne de siri
1 colher (sopa) de molho inglês
1 pimenta dedo-de-moça picada e sem as sementes
sal

Modo de fazer:

Frite o bacon em uma panela grande até que esteja crocante. Escorra sobre papel toalha e esmigalhe, reservando. Aproveite 3 colheres (sopa) da gordura da fritura e descarte o restante.
Refogue na gordura a cebola até perder a cor. Junte o salsão e o pimentão, até que estejam macios. Acrescente finalmente o tomate, o arroz e a carne de siri, com o molho de inglês, o sal e a pimenta. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando (o tomate solta líquido suficiente, mas se por acaso secar muito, acrescente um pouco d'água quente), por cerca de 25 minutos, até que o arroz esteja macio, mas sem desmanchar.
Leve a um prato de servir e salpique com o bacon esmigalhado.

Rende 6 a 8 porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário