Uma conversa saborosa com quem aprecia as boas coisas do pecado da gula. Jornalista esportivo e chegado às coisas do fogão.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
O carneiro atolado do Adur
Nas noites de quarta-feira um cardápio especial. Marcos Adur, proprietário do restaurante Dom Carneiro, sempre oferecia mais do que o cardápio básico da casa, as tantas variações de carneiro e outros assados. Reunia um grupo de amigos, outros que foram chegando por saberem da novidade e comandava as panelas, quase sempre com cozidos. E o ponto alto dentre todas as variações apresentadas era, sem dúvida, o Carneiro atolado, pedaços do pescoço do bicho (ou espinhaço, como chamam os gaúchos) refogados e depois cozidos com batata-salsa (ou mandioquinha ou batata-baroa), mandioca, tomate, cebola e pimentão.
A receita de hoje foi publicada em 2006 na coluna Paladar (jornal O Estado do Paraná e site Paraná Online) e agora entra aqui, como prato do dia desse domingo. Com saudades daqueles tempos e o velado pedido para que Adur decida voltar com os jantares especiais da quarta-feira.
Carneiro atolado
Por Marcos Adur, do Restaurante Dom Carneiro
Ingredientes:
300 g de batata-salsa
300 g de mandioca
2 kg de pescoço de carneiro
1 xícara de cebola picada
3 dentes de alho picado
½ xícara de pimentão vermelho
3 xícara de tomate picado sem pele e sem semente
2 tabletes de caldo de carne
sal a gosto
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
1 ramo de alecrim (se optar)
Modo de fazer:
Em uma panela de pressão grande coloque o pescoço de carneiro para fritar até ficar bem dourado. Retire o excesso de gordura e acrescente cebola, alho, caldo de carne, metade da cebolinha e metade da salsinha. Deixe fritar por mais 20 minutos.
Em seguida junte o tomate, o pimentão, a batata-salsa e a mandioca, acrescente água fervente até cobrir todos os ingredientes. Tampe a panela, deixando cozinhar aproximadamente 30 minutos após começar a fervura.
Abra a panela, acerte o sal, verifique se a carne está macia, deixe engrossar o caldo e sirva em seguida, com o restante da salsinha e da cebolinha.
Rendimento: 6 porções.
Restaurante Dom Carneiro
Rua Senador Saraiva, 223 - São Francisco
Fone: (41) 3224-4739
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário