domingo, 14 de fevereiro de 2010

Filhote em receita de Boseggia


Começou assim. Fui ao Mercadorama assim que o Júlio Felix me contou que tinha tamboril. Comprei, mas daí vi que também tinha filhote, em postas. Comprei, ainda sem saber direito o quê e como fazer. Tenho comido alguns bens interessantes (o Rodrigo faz um muito bom no Terra Madre), mas quase sempre em filés e o que tinha lá era posta. Parece que não, mas faz uma baita diferença.
Aí eu abria o freezer e a posta de filhote olhava para mim com um desejo impossível de esconder. Então vamos lá, mas de que forma? Lembrei-me de uma receita do chef Luciano Boseggia quando ele esteve por aqui, naquela feira gourmet do Parque Barigui. Fui lá e arranquei da lista o Filhote ao molho de radicchio e mascarpone, que priorizava a posta do concorrido peixe do Rio Amazonas.
Bem, ficou bacana, embora o amargor do radicchio sempre incomode um pouco no fim. Outra coisa: a receita pedia Prosecco, mas o que tinha aqui era uma cava, acho que não mexeu tanto assim. O que não tinha mesmo era a folha de jambu para a decoração. Tempos atrás até que tinha aqui perto, em Morretes, do pessoal que plantava para a Natura fazer cosméticos (o Celso Freire tinha na casa dele, mas não crescia como o desejado). Finalizei com umas cebolinhas picadas. Ainda preciso aprimorar esse lado, mas quando tem molho é muito complicado. Mas que ficou saboroso, isso lá ficou.

Filhote ao molho de radicchio e mascarpone

Baseado em receita original do chef Luciano Boseggia


Ingredientes

2 postas de filhote, com 4 cm de espessura
Sal temperado a gosto
pimenta branca a gosto
azeite a gosto
1 cebola pequena, picada
1 ½ radicchios, fatiados
alho a gosto
1 xícara de prosecco ou espumante
5 colheres (sobremesa) de queijo mascarpone
jambu fresco a gosto, para decorar

Preparo:

Tempere as postas de peixe e reserve.
Refoque a cebola na manteiga, acrescente o radicchio, o alho, o prosecco e por último o mascarpone.
Ao mesmo tempo, leve as postas de peixe para dourar. Em seguida, leve-as ao forno, por mais ou menos 5 minutos.
Coloque o molho, o posta de peixe por cima, salpique jambu e radicchio fresco em volta do prato.

Rendimento: 2 porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário