domingo, 14 de fevereiro de 2010

Camarão no abacaxi. Brega, mas insuperável


Parece uma coisa meio brega. Mas na cozinha não tem disso. Ou você gosta ou não gosta e o paladar é um sentido muito específico de cada um. Por isso respeito (embora não entenda) quem goste de beber vinho suave ou comer a comida de Santa Felicidade. Cada um, cada um – diria o profeta.
Então, nessa linha, se tem o que gosto é um Camarão no abacaxi. Não tem em lugar nenhum, em Curitiba tinha no Bigorna, um restaurante de frutos do mar exagerado nas coisas que servia: uma abundância e cobrava exatamente por tudo, mesmo que o cliente estivesse enfastiado. A lembrança que me vem é do Rio de Janeiro, nas primeiras viagens profissionais que fiz pra lá, ali pelos anos 70 ou 80. Acho que não foi na Fiorentina, onde só pedia Lagosta ao Termidor. Deve ter sido em algum ao lado. Pedi e fiquei encantado com o camarão (miudinho, é verdade) em metade do abacaxi e o arroz em outra, molhadinho com o molho agridoce do prato.
Tempo passando, tentei fazer uma vez, mas acho que não ficou muito bom – não me lembro direito do resultado. Resolvi encarar nesse fim de semana, a propósito de um carinha que vende abacaxis saborosíssimos em um carrinho de mão aqui na esquina de casa. Filho e nora vindo jantar, fomos à luta. E deu certo, ficou muito bom.
Difícil, mais uma vez, foi a foto. Quem me dera eu fosse um Reinaldo Mandacaru pra dar o tom correto à imagem? Mas aí juntou a pressa da turma para jantar – sempre tem isso conspirado contra os cozinheiros – e a falta de recursos para a finalização. Mas valeu a pena, de qualquer forma.
Camarão no abacaxi

Ingredientes:

750 g de camarão
2 abacaxis pequenos
2 xícaras de molho branco
1 xícara de creme de leite
queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de amido de milho
Sal a gosto
2 colheres (chá) de curry
Suco de ½ limão
3 dentes de alho socados

Modo de preparo:

Corte o abacaxi ao meio, no sentido longitudinal.
Retire a polpa com cuidado para não furar a casca, pique a polpa em pedaços pequenos e reserve.
Tempere o camarão com o curry, o limão, o sal e o alho.
Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue o camarão rapidamente, apenas para mudar de cor. Acrescente a polpa do abacaxi e cozinhe por 3 minutos em fogo alto. Acrescente o molho branco e o creme de leite batido com o amido de milho, esquente mais um pouco e coloque dentro das metades do abacaxi.
Cubra com o parmesão ralado e coloque em forno alto (ou no grill) para gratinar.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário