domingo, 31 de janeiro de 2010

Almoço para um feliz domingo de sol


Finalmente um domingo em casa – com muito sol, coisa rara por aqui. Correria total nesse mês de janeiro, com viagens acumuladas, mas hoje deu certo pelo menos pra tentar um almoço simples, rápido e sem maiores implicações. Tínhamos uma bandeja de shiitake na geladeira, com um bem grandão e outros menores. Fomos ao clube, demos um mergulho e na volta garantimos uns carrés de cordeiro bem vistosos (que depois se comprovaram suculentos e macios). Pronto, já tínhamos o cardápio pronto para um dia que ainda seria de trabalho mais para o fim da tarde.
Com o shiitake, duas ideias. O grandão foi para a entrada. Ou melhor, um petisco enquanto preparávamos o prato principal. Grelha para ambos. Então passamos um pano úmido e tiramos o caule para deixá-lo de acordo. Grelha bem quente na boca grande do fogão de cinco bocas. Uma pincelada de azeite de oliva no lado interno do shiitake e grelha nele. Alguns minutos ali, uma pincelada do lado do chapéu, uma virada e mais uns minutos para grelhar do outro lado. Daí foi só retirar do grill, temperar com Sal do Himalaia e pimenta-do-reino moídos na hora, um fio de azeite de oliva e tudo bem. Cortado em pedaços, um belisco delicioso! 


Enquanto isso, com o shiitake restante, a ideia foi fazer um risoto. Mais uma fuçada na geladeira e a descoberta de dois talos de alho-poró pedindo para serem utilizados. Pedido aceito, substituíram a função da cebola na concepção original do prato. 

Risoto de shiitake e alho-poró

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo
200 g de shiitake cortado em tiras
1 tablete de manteiga
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 talos de alho-poró em rodelas
2 ½ litros de caldo de carne
1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca moída na hora
50 g de parmesão ralado
1 copo de vinho branco seco
sal

Modo de preparo:
Limpe o shitake com um pano úmido e corte em tiras de ½ cm.
Aqueça bem uma frigideira com azeite. Ponha as tiras de shiitake na frigideira e doure bem. Reserve.
Coloque em uma panela a metade da manteiga e refogue o alho-poró até murchar. Junte o arroz e frite por um minuto. Acrescente o vinho e deixe reduzir até secar. Junte pouco menos da metade do caldo de carne. Tempere com o sal e a pimenta e cozinhe mexendo frequentemente. Junte o restante do caldo de carne aos poucos, à medida que for secando.
Quando o arroz estiver perto de ficar ao dente, acrescente metade do queijo ralado e o shiitake. Instantes depois, quando estiver pronto, adicione o restante do queijo parmesão e da manteiga. Deixe descansar por alguns minutos, dentro da panela tampada antes de servir.

Rendimento: 4 porções.


Com o risoto encaminhado, aproveitando a grelha bem quente onde esteve o shiitake, foi só passar rapidamente os carrés de cordeiro de um lado e de outro, temperar com sal e pimenta-do-reino moídos na hora e montar o prato com o risoto.
E tudo deu muito certo no sorridente domingo ensolarado se despedindo de janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário