domingo, 3 de janeiro de 2010

Tamboril, em arroz malandrinho


Alguém duvidava que aquele tamboril logo iria para a panela? Por aqui era certeza absoluta. Pesquisa aqui, pesquisa ali para não repetir receita e aí vem a sugestão de um ilustre iniciado (e terminado) na gastronomia, o fotógrafo Reinaldo Mandacaru. E por que não um Arroz de tamboril malandrinho? E me apontou uma receita original de António Nobre, Chef Executivo de Cozinha do Hotel Cartuxa de Évora – Alentejo, Portugal. Interessante, diferente das opções já testadas aqui, no Laboratório Gastronômico e Anacreon & Cia.
Mas não era tudo tão simples assim. A receita recomendava "arroz Carolino", aquele curtinho, quase redondo, muito comum nos arrozes de Portugal. Jamais encontraria em Curitiba. Substituto? De novo o palpite do Mandacaru: o italiano carnaroli ou o oriental moti. Parecidos, não iguais. Mas, na dúvida, certeiros. E aí, onde achar na Curitiba fechada para balanço, como se fosse uma província e não uma cidade de quase 2 milhões de habitantes? Mercado Municipal fechado por três dias, que absurdo, como se não houvessem mais viventes por aqui.
A dispensa dispunha de carnaroli, então vamos lá. O tamboril estava esperando, já prontinho, com aqueles filés redondinhos que lembram muito a textura da lagosta. E fomos à luta. No balde de gelo, um Herdade do Esporão, Vinha da Defesa 2007. E o resultado final não poderia ter sido melhor. O arroz é malandrinho porque ainda mantém um pouco do caldo, fica aquela coisa parecida com o risoto de Santa Felicidade. Mas, é claro, com outro nível de paladar.
Vamos à receita? Ah, a foto saiu daqui, mas ganhou um tratamento especial do Mandacaru, para honra da firma e desse blog que vos escreve.
Arroz de tamboril malandrinho
Baseado em receita de António Nobre, Chef Executivo de Cozinha do Hotel Cartuxa de Évora – Alentejo, Portugal
Ingredientes:
350 g de arroz carolino
800 g de tamboril
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
200 g de tomate maduro, sem pele nem sementes
1 maço de coentro
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
pimenta malagueta
1 pimentão verde em tiras
200 ml de cerveja sem álcool
200 ml de água quente
Modo de fazer:
Tempere o tamboril com sal e pimenta.
Aqueça o azeite e faça um refogado com a cebola e o alho. Quando a cebola dourar, junte o tomate picado. Deixe refogar. Junte o arroz e refogue rapidamente. Depois de refogado adicione a cerveja e a água.
Junte o pimentão e, quando este estiver à meia cozedura, junte o tamboril e deixe cozinhar lentamente. Adicione mais água, se necessário.
Quase no fim verifique o tempero e junte os coentros picados e a malagueta.
Rendimento: 4 porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário