quarta-feira, 2 de março de 2011

Vinhos biodinâmicos da Alsácia agora ao nosso alcance

Os vinhos da Alsácia são muito especiais, frutados, frescos e elegantes. Estive por lá recentemente, em Estrasburgo, e fiquei ainda mais encantado com o eles produzem. Embora seja uma região vinícola francesa basicamente destinada à produção de vinhos brancos, eles surpreendem com alguns Pinot Noir divinos. Comprei alguns com o objetivo de trazer para o Brasil, mas como ainda tínhamos alguns dias de França pela frente, foram todos consumidos por lá mesmo, naquele calor absurdo do julho de Paris.
Pois não é que a importadora Porto a Porto está trazendo alguns desses alsacianos para o Brasil? Melhor ainda, biodinâmicos. As vinhas do produtor Domaine Barmès Buecher são totalmente biodinâmicas e impulsionadas pelos efeitos naturais da Terra. Por isso, o processo descarta qualquer necessidade de utilização de produtos químicos nas vinhas e adegas, nem mesmo adição de açúcar. O objetivo é manter o equilíbrio inicial das uvas e preservar a sua essência.
O resultado é um vinho conhecido com classificação excepcional e citado no livro Os melhores vinhos da França - edição 2010. Além disso, a bebida é elegante, complexa e muito frutada pela excelente maturação da fruta. Entre os vinhos que já poderão ser conferidos no Brasil, destaques para o Gewürztraminer Rosenberg, que tem graduação alcoólica de 14,1%, e para o Pinot Noir Réserve, com graduação alcoólica de 13,5%. Para ambos, o preço final sugerido é de R$ 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário