segunda-feira, 21 de março de 2011

Pirarucu, tambaqui, jacaré... sabores dos rios no Terra Madre

O Filhote em crosta de amêndoas já faz parte do cardápio fixo do Terra Madre.
No ano passado o Terra Madre Ristorante surpreendeu o paladar curitibano no ano passado ao lançar o "Festival de Carnes de Caça" para comemorar os cinco anos de aniversário da casa. Cinco carnes (cateto, javali, queixada, capivara e paca) com pratos elaborados por cinco chefs e o direito ao prato melhor aceito pelos clientes de permanecer no cardápio fixo do restaurante.
Ivan Lopes e um cardápio especial.
Agora nem precisou chegar ao aniversário para o Terra Madre lançar outra promoção para mexer com a gula dos comensais (valeu como inspiração o aniversário de Curitiba). Vem aí a Noite dos Peixes de Água Doce, no próximo dia 30 de março, que vai apresentar um menu degustação estrelado por peixes que não são muito comuns na mesa dos paranaenses (ficam longe, na comparação com os peixes de mar). Assinado pelo chef Ivan Lopes e pelo seu sous-chef Lenin Palhano, o cardápio especial trará pirarucu, tambaqui e pintado, como base dos três pratos principais. Nas entradas, também farão parte do roteiro gastronômico o surubim e a truta, além de outro habitante dos rios brasileiros, o jacaré.
O Terra Madre já tem uma tradição em pratos com peixe. Um dos maiores sucessos da casa é justamente um peixe de água doce, o amazônico filhote. Servido em crosta de amêndoas, está no menu da casa desde a inauguração. A exemplo do que ocorreu com as caças, com este festival será feita uma avaliação para medir a repercussão junto aos clientes, visando incluir pelo menos um novo peixe de água doce no cardápio.
A sobremesa também acompanha o "espírito amazônico" proposto para a noite especial.
Confira o cardápio completo:
Couvert:
- Tartare de truta fresca, tapioca de carne seca, couscous paulista, caldinho tacacá e pães artesanais
Entradas:
- Carpaccio de surubim defumado com misto de brotos e vinagrete de maracujá
- Caçarola de jacaré ao leite de coco e favas verdes com azeite dendê
Pratos principais:
- Pintado assado com vatapá ao molho rústico de siri
- Tambaqui em crosta de coco com ratatouille brasileiro e espuma de capim-limão
- Pirarucu grelhado com dueto de palmito pupunha em gel de madioquinha
Sobremesa:
- Dueto com mil folhas de cupuaçu e mousse de açaí com praliné de castanha de caju
O preço por pessoa é de R$ 110,00, incluindo couvert, duas entradas, três pratos principais e sobremesa (não inclui bebidas e taxa de serviço).

Terra Madre
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 - Bigorrilho
Fone: (41) 3335-6070

Nenhum comentário:

Postar um comentário