quarta-feira, 16 de março de 2011

Couscous de frutas secas com camarões, direto da Confraria do Armazém

Dia desses publiquei aqui o cardápio do último encontro da Confraria de Armazém, que mensalmente se reúne em Curitiba para apreciar o que há de melhor na comida e na bebida. O prato principal do evento gastronômico era um Festival de Verão concebido pelo confrade José Aristides Loureiro, e que consistia em Pescada amarela grelhada com alcaparras, Camarão puxado na manteiga de camarão e Panqueca de siri ao beurre blanc.
Pois a "manteiga de camarão" despertou curiosidade em muitos daqueles que frequentam esse blog, inundado por pedidos para explicações e a receita de tal complemento.
Para os membros da confraria não era novidade, pois já tinha sido apresentada anteriormente, num jantar de 2008, em prato executado pelo mesmo José Aristides Loureiro, daquela vez em parceria com Marcus Coelho e Farid Assad, com base em receita original do jovem chef Guilherme Guzela, então à frente da cozinha do Café de La Musique – que já fechou.
Aplausos foram gerais para o Couscous de frutas secas com camarões, que teve o toque especial dos camarões pistola salteados na manteiga de camarão, com direito à receita especial da própria. E que agora está aqui, ao alcance de nossos amigos comilões.
Bom apetite!
Couscous de frutas secas com camarões

Por José Aristides Loureiro, Marcus Coelho e Farid Assad, da Confraria do Armazém, com base em receita original de Guilherme Guzela, Chef de Cuisine do Café de La Musique

Ingredientes:

1 xícara de couscous
2 xícaras de chá de hortelã sem adoçar
Azeite de oliva extra virgem
4 tâmaras picadas em cubos
4 damascos picados em cubos
Nozes e amêndoas moídas
1 colher (sopa) de manteiga
150 g de camarões pequenos
4 camarões pistola
Salsinha e cebolinha picadas
2 tomates em cubos, sem peles nem sementes
Manjericão picado
Manteiga de camarão*
Sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer:

Passamos o camarão pequeno na manteiga normal e reservamos o caldo que sobrou.
Removemos a casca do camarão pistola e fizemos uma manteiga de camarão*.
Antes de hidratar o couscous misturamos ao mesmo uma colher de azeite de oliva extra virgem. Mexemos até que o mesmo desapareça entre os grãos. Acertamos o sal.
Hidratamos o couscous com chá de hortelã e o caldo que sobrou do processo do camarão pequeno. Misturamos ao couscous hidratado o camarão, a tâmara cortada bem pequena, nozes e amêndoas bem moídas e damasco bem picado. Misturamos também ao couscous um pouco de manteiga de camarão, salsinha e cebolinha bem picadas.
Salteamos os camarões pistola (2 por pessoa) na manteiga de camarão.
Numa frigideira, colocamos um pouco de azeite de oliva e passamos o tomate e o manjericão, retirando antes que os tomates se dissolvam.
Com ajuda de um disco, montamos no centro do prato o couscous, ao redor decoramos com os tomates e por cima os camarões, não nos esquecendo de derramar sobre os mesmos a manteiga de camarão aquecida.
Ao redor do prato derramamos um filete de azeite de oliva extra virgem.

*Manteiga de camarão
Numa frigideira, frite uma cebola grande e as cascas do camarão pistola. Deglace a frigideira com vinho branco seco e deixe evaporar o álcool. Junte 2 pacotes de manteiga sem sal e deixe derreter em fogo baixo, mexendo para agregar bem às cascas do camarão. Com auxílio de um chinois passe as cascas e a cebola, apertando bem para escorrer a manteiga. Está pronto para usar.

Rendimento: 2 porções.

3 comentários:

  1. Acompanho sempre o Blog e fiquei muito surpreso e feliz ao rever este prato!
    Obrigado pelos creditos do prato!

    Um grande abraço à toda a confraria!

    ResponderExcluir
  2. Prazer em tê-lo aqui, Guilherme. Esse seu prato é muito saboroso, experimentei pela primeira vez no Café de La Musique - e o pessoal da confraria reproduziu direitinho.
    Aproveite e conte por onde anda e o que anda fazendo.

    ResponderExcluir
  3. Prazer é ver o prato sendo reproduzido ainda!
    Tantos outros tem sido criados...
    Ultimamente tenho trabalhado com consultorias, eventos e ministrando algumas aulas de cozinha, sempre no mercado de Curitiba
    Fiquei realmente hornado em saber que a confraria ainda mantem o gosto do prato experimentado mais de 2 anos atras!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir