As cervejas alemãs da Paulaner, apresentadas ontem pela Porto a Porto. |
As cervejas Paulaner que estarão chegando ao mercado brasileiro via Porto a Porto a partir do mês que vem foram apresentadas ontem, em degustação no showroom da importadora em Curitiba. São cinco rótulos de características muito específicas e sabores diferenciados. A Original Müncher é uma cerveja extra, puro malte, totalmente natural, de fermentação baixa, com 4,9% de álcool. A Hefe Weissbier também é totalmente natural, de fermentação alta, fabricada com leveduras das próprias instalações de cultivo. É composta por 60% de malte de trigo e 40% de cevada malteada, com 5,5 de álcool. Outra de trigo, Hefe-Weissbier Dunkel, mas escura, também tem a mesma proporção dos maltes, só que torrado por mais tempo (foi um dos destaques no paladar), com 5,3% de álcool. A mais interessante de todas foi a Salvator, que foi a primeira cerveja da Paulaner, fabricada pelos monges para consumo durante o jejum da Quaresma, como pão líquido. Cerveja escura forte, puro malte, de baixa fermentação, fabricada com leveduras das próprias instalações de cultivo, cevada malteada e lúpulo de Hallertau. Essa tem 7,9% de álcool e vai muito bem com carnes e queijos fortes.
Ainda foi apresentada ontem a Hacker-Pschorr Anno 1417, que leva em seu nome o ano da fundação da Cervejaria Hacker Pschorr, adquirida mais tarde pela Paulaner. Não é filtrada e leva levedura, mas é produzida com malte e cevada e tem 5,5% de álcool.
A cervejaria Paulaner foi fundada em 1634 pelos monges do monastério São Francisco de Paula, em Munique. Hoje a cervejaria é considerada a maior da Baviera, produzindo mais de 2,5 milhões de hectolitros por ano. A Paulaner também é a maior produtora de Weiisbier (cerveja de trigo) da Alemanha.
Uísque à vista
Mas nem só na cerveja fica a novidade de importação da Porto a Porto. Para quem nunca havia trabalhado com destilados, passa a representar no Brasil a importação do uísque Whyte & Mackay, que está entre os mais consumidos na Escócia. Para quem não se ligou, a destilaria é patrocinadora dos carros da Force India na Fórmula 1. E o interessante é que, ao contrário dos demais, os produtos têm diferenciação nos tempos de envelhecimento. Em vez dos clássicos, 8, 12 e 18 anos, o Whyte & Mackay tem 13, 19, 22 anos de idade quando chegam ao consumidor.
Uísques da Whyte & Mackay, agora também no portfólio da importadora. |
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