quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Laberinto e outras atrações chilenas no jantar da ABS/PR

Anacreon de Téos
Anacreon de Téos / Os vinhos da noite, com destaque para os dois rótulos Laberinto.
Os vinhos da noite, com destaque para os dois rótulos Laberinto.

Uma oportunidade como poucas. Afinal de contas, estava sendo servido o melhor vinho branco do Chile. Isso dito pelos próprios chilenos, seus críticos especializados e seus produtores. Mais ainda: apresentando o vinho, seu criador, o enólogo em pessoa.
Os privilegiados foram os associados da Associação Brasileira de Sommeliers (regional do Paraná – é assim que fala?) presentes ao jantar mensal que a entidade promove para harmonizar bons vinhos e boa comida. O vinho em questão era o Laberinto Sauvignon Blanc 2011, eleito, como disse, não apenas o melhor sauvignon Blanc, mas o melhor dentre os brancos chilenos (entre outros, pelo guia Descorchados 2012). O enólogo é Rafael Tirado, da Ribera Del Lago, um projeto pessoal executado em torno de sua casa de campo da região de Maule, no pé do que chamam por lá de pré-Cordilheira dos Andes – umas três horas ao sul de Santiago. Laberinto Wines, oficialmente.
Não fosse já conhecido pelo trabalho desenvolvido na Veramonte, em Casablanca, Rafael é irmão gêmeo idêntico do também enólogo Enrique Tirado, o responsável pelo vinho Don Melchor, talvez a principal referência em vinhos do Chile.
O projeto que começou despretensioso por Rafael e seu sogro, Georg Andresen, veio de um plantio de uvas cabernet sauvignon, em 1991, e cresceu e cresceu. Hoje são mais de dez hectares de vinhedos, entre cabernet sauvignon, merlot, syrah, pinot noir, sauvignon blanc e riesling. Foram anos produzindo bons vinhos até que chegasse o Laberinto.
A inspiração do nome é o famoso labirinto da cidade francesa de Chartres, próxima a Paris - um castelo que tem em seu imenso jardim um labirinto de sebe aparada - uma pista de 11 voltas e uma via que conduz sempre em direção ao centro, sem falsos caminhos ou risco de perder-se e que retorna para a saída. Tão presente é esta relação que Tirado construiu seu próprio labirinto, um vinhedo plantado de forma tal que se assemelha à origem da ideia.
Pois bem, dois desses vinhos estavam à disposição dos comensais do Restaurante C La Vie, onde aconteceu o jantar. Não apenas pela sempre boa comida do chef Lênin Palhano, mas pelo fato de constarem do catálogo de importação da Magnum, do grupo Vino!, ao qual também pertence o restaurante, aproveitando a passagem do enólogo por aqui.
Para saber mais, o cardápio completo e fotos dos pratos e do evento, clique aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário