sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vichyssoise de entrada e um Camarão provençal com um intruso shiitake

O mote inicial era assim: algo facilmente mastigável, pois a Graça tinha saída de uma cirurgia dentária. Poderia ser uma massa, mas achamos melhor que fosse algo do mar (temos uma inclinação muito séria para esse lado da gastronomia). Camarão, ela me disse. Fui à peixaria com esse objetivo, mas achei uns robalinhos tão bonitos que trouxe também. Quem sabe um camarão de entrada, um robalo grelhado depois? Senti que o espírito não era esse.
Mas já tinha um trunfo para a entrada. Se não dá para mastigar, sopa. E se é verão, duas opções: gazpacho ou vichyssoise. Quando vi uns alhos-poró enormes no supermercado, me decidi: vichyssoise. Faria pela primeira vez, mas tinha tudo à mão, inclusive uma receita do incrível Raphael Despirite, chef do restaurante Marcel, de São Paulo, na revista Gosto, que acaba de chegar às bancas. Boa referência, mas juntei ao que já sabia e a sopinha gelada ficou espetacular na quente noite de verão curitibano.
Vichyssoise

Ingredientes:

300g de batatas
250g da parte branca do alho-poró (reserve a parte verde para a decoração)
2 colheres (sopa) de manteiga
150 ml de água (mineral, de preferência)
250 ml de creme de leite fresco
Flor de sal

Modo de fazer:

Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Corte o alho-poró em rodelas e depois em pedaços. Corte a parte verde em quatro, no sentido longitudinal.
Aqueça 1 colher de manteiga em uma frigideira e refogue o alho-poró até murchar, sem deixar dourar. Junte as batatas e cozinhe em fogo baixo, por 15 minutos, com panela tampada e mexendo sempre. Junte a água e mantenha no fogo até que as batatas estejam macias.
Ponha tudo em um processador, com o creme de leite e bata bem, até formar uma massa uniforme. Passe por uma peneira em uma tigela, tempere com a flor de sal e leve para resfriar (alguns minutos de freezer ou com a tigela sobreposta a outra tigela maior, com gelo).
Enquanto isso, frite os pedaços verdes de alho-poró na manteiga restante até que fiquem crocantes. Escorra sobre papel de cozinha e reserve.
Para servir, despeje a sopa no prato e decore com os tubinhos fritos de alho-poró e pimenta-do-reino moída na hora..

Rendimento: 2 porções.

E já que o camarão estava disparado na preferência para o prato principal, fomos à luta. Na hora de preparar, a sugestão: e por que não aproveitar esses quatro enormes shiitake que sobraram na geladeira? Daria certo? Achei que se fosse para cozinhar junto talvez não funcionasse, pois os cogumelos soltam muita água. Como tinha usado uma frigideira para tostar os pedaços de alho-poró para a decoração da Vichyssoise, aproveitei o azeite que sobrou para tostar os cogumelos. Pus e não mexi, para impedir que soltasse água. Ficaram crocantes, bem interessantes, até dá para arriscar como aperitivo em algum momento futuro.
Daí em diante, tudo normal para um provençal. Azeite de oliva, refogando cebola e alho, tomates a seguir, os demais ingredientes e finalmente os camarões já vindos refogados de outra frigideira. Para fechar, as amêndoas e os cogumelos invasores, que se deram muito bem ao paladar final.
Camarão provençal com shiitake

Ingredientes:

400g de camarão branco limpo
1 cebola picada
4 tomates (sem pele nem sementes) em pedaços
4 dentes de alho esmagados e cortados em pedaços
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 cogumelos shiitake cortados em tiras
2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas
2 colheres (sopa) de alcaparras
Salsinha e cebolinha picadas
Folhas de manjericão rasgadas
Sal do Himalaia
Pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Modo de fazer:

Aqueça muito bem 4 colheres (sopa) do azeite de oliva e ponha os pedaços de shiitake para refogar. Vire de lado uma vez e quando estiverem crocantes retire com uma escumadeira e deixe sobre papel de cozinha para escorrer a gordura.
Aproveite o mesmo azeite para refogar a cebola picada até murchar. Junte os pedaços de alho e refogue por mais alguns minutos, sem deixar dourar.
Acrescente os pedaços de tomate e mantenha no fogo por mais alguns minutos, até que os tomates comecem a desmanchar. Tempere com sal e pimenta e junte salsinha e cebolinha.
Em outra frigideira aqueça o azeite restante para o camarão temperado com o sal do Himalaia, ralado na hora. Deixe 3 minutos de um lado, vire e deixe mais 2 minutos de outro.
Toste as lascas de amêndoas em uma frigideira antiaderente sem qualquer gordura.
Junte o camarão à panela do molho, acrescentando as folhas de manjericão, as alcaparras, o shiitake crocante e as lascas de amêndoas.
Leve à mesa e sirva imediatamente.

Rendimento: 2 porções.


O vinho foi um Terrazas Chardonnay 2009, um correto sul-americano que se dá muito bem com o que foi à mesa.
Foi um belo jantar, ainda estamos aqui no brinde final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário