sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os sabores da Espanha como eles são

Não basta ter vontade, é preciso saber fazer bem feito.
Não é qualquer ou de qualquer maneira que se abre um bar ou um restaurante. Por aí é que se explica tanta casa fechando alguns meses depois de começar a funcionar. Trabalho sério exige pesquisa, experiências, testes e mais testes até se chegar ao estágio desejado para o perfeito funcionamento. E mesmo assim ainda há problemas facilmente detectáveis nos primeiros dias.
Um restaurante espanhol, por exemplo, não se abre apenas em torno de uma suposta paella – ainda mais quando vem o garçom e oferece "paêja", o que dá arrepios. E assim, por conta de pesquisa, investimento e seriedade o Gonzales y Garcia começa a conquistar seu espaço junto ao sempre exigente cliente curitibano.
Mas para chegar ao reconhecimento de hoje, os proprietários tiveram de comer muita comida espanhola. Gustavo Haas e Marcelo Santana passaram praticamente um mês por lá, de taberna em taberna, de tapas a tapas, mergulhando fundo nas raízes da tradicional gastronomia dos espanhóis. Eles e suas respectivas esposas, Elsie Gonzales e Vanessa Garcia, de onde vem o nome escolhido para a casa.
Inaugurado em julho do ano passado, passou por algumas deficiências no serviço logo de cara – em pouco tempo resolvidas, pelo que se constatou. E hoje é uma casa confiável, agradável e que atrai tanto pelos petiscos de fim de tarde quanto pelas refeições completas, no almoço ou no jantar.
Montadito de maionese, kani e ovas.

Montadito de jamon serrano.


Montadito de jamon serrano e ovo de codorna.
A paella valenciana, para até três pessoas.
Para beliscar, por exemplo, há os montaditos, tapas para saborear com as mãos, com os ingredientes postos sobre uma fatia de pão. Maionese de kanikama com ovas e de Linguiça (ou jamon serrano) com ovo de codorna são bem interessantes. 

A paleta de cordeiro.
O cardápio mais consistente oferece bacalhau, polvo, omelete e os grelhados, feitos na parrilla e que vão desde o mignon e a picanha até as atraentes costela e paleta de cordeiro. E há a Paella valenciana, claro, assinatura da casa, com possibilidade de a porção servir até três pessoas.
Entre as sobremesas, indispensáveis presenças do Creme catalão e dos Mini-churros com doce de leite e chocolate.

Mini-churros com doce de leite e chocolate.

Para acompanhar dá para se escolher entre as boas opções de cerveja em garrafa (nacionais e importadas) e uma carta de vinhos que ainda pode ganhar mais alternativas para a escolha do cliente.
Mas que dá para sair de lá sentindo aquele gostinho de Espanha, isso dá.

Gonzales y Garcia
Rua Visconde do Rio Branco, 948 - Mercês (Curitiba)
Fone: (41) 3053-9933

Nenhum comentário:

Postar um comentário