segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Chouriço mouro, carbonara de alho-poró em algumas invenções

Choriço mouro tostado com pancetta e banana da terra.
Passei ali Bon Vivant do Mercado Municipal e não resisti. Chouriço Mouro, o que seria aquilo? Alguma coisa a ver com aquele nosso chouriço de sangue que se fazia pelo interior? Eu adorava, mas hoje já não sei mais onde compro em Curitiba. Alguma pista?
Bem, só sei que cheguei com aquela peça em casa e fui logo pesquisar. Achei explicação aqui, no site português Gastronomia.com. Basicamente, um embutido defumado, "constituído por aparas de carne ensanguentadas, gorduras e vísceras de porco da Raça Alentejana, finamente fragmentadas, adicionadas de sal, alhos secos pisados, pimentão doce e pimentão da horta em massa e por vezes, cominhos e vinho branco da região de Portalegre".
Não era bem como o nosso, então, que só tinha sangue. Ah, uma vez, lembro agora, comprei no açougue Garmatter, que funcionava ali no Largo da Ordem. Mas vamos agora começar a procurar, certamente deve ter gente produzindo por aqui.
Enquanto isso, vamos com o português. Boa chance para um aperitivo enquanto se prepara o jantar. A escolha tinha sido massa com molho básico carbonara e alho-poró. Tirei o filão de um site francês, guardei e lembrei no momento, depois de dois adiamentos consecutivos.
Mas daí veio a questão: nada a ver uma coisa com a outra. Começando que o aperitivo marcaria muito mais o sabor do que o prato principal. Como resolver? Imaginar-se em um boteco, petiscando aquelas coisas de boteco para depois chegar em casa (ou sair) para jantar. Tudo no seu devido tempo. Um copo de Negrone e pronto. Ficou uma delícia, misturando com a pancetta do prato principal e umas bananas da terra que estavam na fruteira, à espera de serem convocadas.
Choriço mouro tostado com pancetta e banana da terra

Ingredientes:

1 chouriço mouro
2 bananas da terra
4 fatias de pancetta
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Cheiro-verde

Modo de fazer:

Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue as pancettas, até que fiquem levemente crocantes. Corte a banana em rodelas e toste-as na frigideira, até que formem uma crosta dourada. Retire-as com uma escumadeira e reserve-as.
Corte o chouriço em rodelas e doure-os até que a casca se enrole um pouco em torno do interior. Volte as bananas à panela, misture bem e salpique tudo com o cheiro-verde.

Rendimento: 2 porções.

Aí, com tempo, fomos para o jantar. Preparando um vinho branco siciliano no balde de gelo - Terre Di Ginestra Catarratto Bianco IGT 2008 – e ajeitando para levar a massa à panela. O molho é praticamente o carbonara básico, com o toque do alho-poró previamente refogado. E o mesmo toque final da gema crua com o creme de leite. Ficou muito interessante. Talvez tivesse ficado até melhor se viesse como estrela solitária da noite. Mas eu não iria resistir àquela tentação do chouriço.
Pappardelle à carbonara de alho-poró

Ingredientes:

2 talos de alho-poró
4 fatias de pancetta
200 g pappardelle
200 ml de creme de leite fresco
1 gema de ovo
100 ml de vinho branco seco
suco de 1 limão
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (sopa) de ervas de Provence
sal, pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

modo de fazer:

Esprema o limão.
Lave e pique finamente o alho-poró. Refogue um pouco em uma frigideira antiaderente com a manteiga. Acrescente o suco de limão, vinho branco e as ervas de Provence e cozinhe 15 minutos em fogo baixo, com a tampa fechada.
Enquanto isso, ferva uma panela de água salgada. Depois de ferver, mergulhe o pappardelle e deixe cozinhar o tempo indicado.
Em uma panela antiaderente, frite as fatias de pancetta alguns minutos. Corte em pedaços pequenos e reserve em um prato.
Escorra a massa, coloque-os em uma panela, despeje sobre o alho-poró refogado, juntamente com o creme de leite e a pancetta.
Por último, junte a gema de ovo ligeiramente batida com um pingo de água.
Deixe no fogo por alguns minutos.
Sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções

 

Um comentário:

  1. Xavier,
    Hoje o Aldo copiou sua receita de carbonara com alho poró e aprovamos!!! Muito leve!!!
    Abs,
    Fernanda Garcia

    ResponderExcluir