sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Vin Bistro, sob nova chefia

A chef Renata Abreu, comandando com eficiência a cozinha do Vin Bistro.
É sempre a grande questão. Como estará tal restaurante depois que o chef foi embora? Vale para todos, do mais estrelado até o caseiro bem próximo. Quando muda o cozinheiro o risco de perder o pique é considerável.
Foi com essa curiosidade que voltamos ao Vin Bistro. O jovem chef Hermes Custódio, que segurou as pontas desde a inauguração da casa, tinha saído para tentar outros voos no Castelo do Batel. Como estaria, então, a estrutura do cardápio do restaurante sem seu navegador principal.
Na boa, pudemos constatar. Primeiro porque quem determinar o rumo das coisas são os proprietários, Ronaldo e Cristine Bohnenstengel (mesmo quando ele se aventura a desafiar os Andes de moto, ela segura as pontas por aqui). Depois, porque a transição das panelas aconteceu praticamente ao natural, quando a sous-chef Renata Abreu assumiu o comando das brigadas. Essa jovem matogrossense que convive desde os primeiros dias do Vin Bistro encarou a responsabilidade de manter em alta o cardápio que fazia o sucesso da casa. E conseguiu, com sobras.
Constatamos a cada detalhe desse jantar. De entrada, Salada de folhas variadas com Brie assado e pêra, acompanhada de uma taça de espumante.
Salada de folhas variadas com Brie assado e pêra.
Em seguida, um prato de carne para cada um. Mignon lardeado ao molho funghi com polenta brostollada, com o cuidado do ponto da carne, vermelha por dentro e muito macia.
Mignon lardeado ao molho funghi com polenta brostollada.
E Pato braseado servido com manga grelhada. O pato desfiando ao natural, puxado com o garfo, após horas e horas de cozimento em fogo brando. A manga ficou devendo um pouco, talvez não madura o suficiente para poder complementar o prato com perfeição. Mas no todo, sem reprimendas.
Pato braseado servido com manga grelhada.

Na hora de escolher a sobremesa, uma constatação: não havia uma alternativa bem verão. Caímos no Crêpe suzette com sorvete de baunilha, que estava bom, mas não seria bem a opção para a noite quente de agora há pouco.
Crêpe suzette com sorvete de baunilha.
Mas no todo, satisfação geral. O Vin Bistro vai muito bem sob a batuta de Renata Abreu nas entranhas da cozinha. O que se espera pela frente é algo que possa surpreender e valer como assinatura de jovem cozinheira de tanto talento.

Vin Bistro
Rua Fernando Simas, 260 - Bigorrilho
Fone: (41) 3225-3444

Um comentário:

  1. Tive o prazer de jantar este mês no Vin Bristrô, e é perceptível a mudança dos pratos, hoje com muito delicadeza e com um toque especial, mudou para melhor. Uma chefe jovem, porém com um talento extraordinário.


    Marvin Gulin

    ResponderExcluir