terça-feira, 20 de julho de 2010

Sopa de cebola, o inverno em alta

Daqui alguns dias o blog terá uma postagem especialmente dedicada à cozinha de inverno, cozinha consistente, daquelas que aquecer por dentro e por fora. Algumas sugestões de chefs já chegaram, outras estão sendo produzidas no Laboratório Gastronômico do Anacreon e o resultado final certamente será muito interessante.
Um prato que não deve faltar é a Sopa de cebola, que tudo tem a ver com o inverno dos franceses. Consta na história da gastronomia que a tradicional La soupe à L'oignon, coberta com torradas e gratinada com queijo gruyere, foi criada por Luís XV. Ao acordar tarde da noite com muito apetite deparou com somente três ingredientes em sua cozinha, várias cebolas, manteiga e champanhe. Com isso, deu início às primeiras versões da sopa de cebola que se tornou uma das entradas mais apreciadas pelos franceses e mundialmente conhecida. E que mais tarde seria incrementada pelo chef Paul Bocuse, na revolução gastronômica que promoveu nos anos 70, incluindo a cobertura de massa folhada.
Mas, enquanto não se trata do tema por aqui, é bom saber que o Vindouro Vinhos & Bistrô incluiu em seu cardápio a La soupe à L'oignon, com o toque final da cobertura concebida por Bocuse. Originalmente é apresentada como entrada, no cardápio da casa. Mas bem que pode também consumir como prato principal nas frias noites que estamos vivendo. Aliás, para agradar os clientes no inverno, o Bistrô agregou ao tradicional couvert da casa, que contava com pães artesanais, manteiga temperada, óleo de oliva e patês, alguns consumes que variam no dia-a-dia, como aspargos, mandioquinha, capuccino de funghi, palmito ou queijo.
Rua Guarda-mor Lustosa, 129 – Juvevê (Curitiba). Fone: 3027-0700. Site: www.vindouro.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário