A comunidade dos gastrotwitteiros está promovendo uma homenagem à farofa, em todas as suas variações. Ideia bacana, o pessoal manda as receitas que tem e aí vai ter até um concurso para escolher as melhores.
Dentre as tantas que já passaram por nossas panelas, lembrei-me de uma diferente que foi passada pelo chef Marcos Sodré (do Restaurante Sawasdee, de Armação dos Búzios-RJ), quando esteve em Curitiba para o evento Cozinha dos Chefs, que era realizado anualmente no Parque Barigui, em Curitiba.
Tratava-se apenas de um sugestivo acompanhamento para a receita de Pargo crocante ao molho de tamarindo, mas a Farofa de camarão seco quase roubou a cena. E encantou. Desde então já apareceu por diversas vezes em nossa cozinha.
Faço o registro aqui no blog, como lembrança permanente de bom paladar.
Farofa de camarão seco
Ingredientes:
½ cebola roxa ralada
100 g de manteiga
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de camarão seco em pó
¼ de xícara de folhas de manjericão thai
1 xícara de farinha de mandioca
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Pimenta malagueta picada
Modo de fazer:
Derreta a manteiga em uma frigideira e doure a cebola. Adicione o alho, o camarão seco e as folhas de manjericão e refogue por mais 1 minuto. Junte a farinha, misture bem e tempere com sal e pimenta a gosto.
Rendimento: 2 porções.
Fala Anacreon, tudo bem por ai
ResponderExcluirestou escrevendo para te mandar o link da postagem da sua receita no Portal do Rossi: http://www.ronaldorossi.com.br/rossi/semanas-especiais/656-farofa-de-camarao-seco-.html
abração
Ronaldo Rossi
Beleza, vamos lá apostar nessa nossa farofa.
ResponderExcluirAmei esse blog, receita de farofa deliciosa!
ResponderExcluirBjs
Eliane
Bacana, Eliane.
ResponderExcluirApareça sempre.
Tudo de bom!